quarta-feira, 28 de agosto de 2024

Respondendo a uma pergunta absurda no Quora

Hoje respondi a uma pergunta muito absurda no Quora. A pergunta era "Por que é impossível ser de Esquerda sem ser retardado e desonesto?"

Resolvi passar um rolo compressor mostrando um grande conhecimento intelectual, e explicando muita coisa, inclusive o que é fascismo. E se ele entender bem o texto verá que apontei que ele pode ser fascista sem realmente dizer diretamente isso. Mas tenho sérias dúvidas que ele vá ler, e se ler, bem capaz de não entender.

A resposta pode ser vista aqui, e está copiada abaixo:

"

O que eu tenho visto é o contrário. O pessoal de esquerda sendo mais honesto e inteligente, entendendo melhor como funciona a sociedade, sendo mais empático e querendo o bem para todos.

A direita é dividida em várias formas, níveis etc (Divisões assim também existem na esquerda, por isso é muito errado dizer que toda ela é igual, e que todos da esquerda são Comunistas.).

Alguns da direita só querem manter a sociedade como ela está, no máximo aceitando poucas mudanças. Talvez estes realmente possam ser chamados de conservadores. Estes estariam beneficiando que já está no poder, sem se preocupar com quem está sofrendo nesta sociedade. Estes podem ser chamados de Centro Direita.

Existe um grupo um pouco mais esquerda do que o citado acima, que podem ser chamado de progressistas, desenvolvimentistas etc, e muitos são Keynesianos. Eles querem uma evolução do Capitalismo para que todos tenham prosperidade, todos tenham uma boa condição de vida. São tipicamente defensores da Social Democracia e do Estado de Bem Estar Social. Esta posição costuma ser a de Centro Esquerda. Sim, são uma forma de esquerda, e o PT se enquadra nesta categoria.

Depois tem a extrema direita, que pode ser dividida em várias, como Neoliberais, Fascistas, Cristofascistas etc.

O Neoliberalismo é uma forma de extrema direita do ponto de vista econômico. O Neoliberalismo é uma doutrina econômica que privilegia os lucros, as pessoas mais ricas, as grandes corporações etc. É o aprofundamento da exploração capitalista. Ela se vale de mentiras como "Diminuindo salários e direitos trabalhistas aumenta os empregos.", coisa que é comprovadamente falsa, e é criticada pelos Keynesianos e Marxistas, com provas que na realidade é ao contrário, salários menores implica em menos consumo e menos necessidade de produção e menos empregos.

Acho que cheguei no ponto que devo explicar um pouco a diferença entre Keynes e Marx, e para isso costumo usar a seguinte frase: "O Keynes ficaria horrorizado ao ver o capitalismo atual, e Marx falaria para ele "Sei que você tentou, mas o Capitalismo não quer ser salvo, e sempre vai tender a esta barbárie. Ele tem que acabar mesmo."".

Keynes tentou fazer um Capitalismo mais humanizado, e suas ideias foram adotadas várias vezes depois de crises no Capitalismo, especialmente depois de 1929, para salvar o Capitalismo. Entre as medidas keynesianas está no estado forte, grande, interventor e regulador da economia, estatização em algumas áreas, investindo para gerar empregos e aquecer a economia etc. Keynes era um liberal, e não um Socialista ou Comunista, mas já vi gente dizendo que estas medidas eram "Comunistas".

Os Marxistas sabem que o capitalismo vai tender a concentração de renda. A influência das pessoas ricas é muito grande, e cada vez maior, com sua gana de poder e dinheiro. Por isso que os marxistas falam que é a Ditadura da Burguesia. Quem manda no estado são os Burgueses, as pessoas ricas, com grandes negócios etc. Elas financiam campanhas eleitorais para atender interesses deles.

Um exemplo que existia no Brasil eram empresas que financiavam campanhas eleitorais, então estes financiados iriam atender interesses destas empresas. Elas escolhiam quem atendesse os interesses deles. Empresa não doa, ela investe.

É contra este poder dos Burgueses que os Socialistas e Comunistas, Marxistas em geral, lutam.

O Estado de Bem Estar Social foi muito comum na Europa no Pós Segunda Guerra, e até um certo nível nos EUA, mas com o avanço do Neoliberalismo na década de 1980 ele foi gradualmente sendo abandonado. Os EUA praticamente o abandonou por completo pelo Neoliberalismo. Muita gente fala que o Estado de Bem Estar Social existia por causa da existência da União Soviética e países socialistas, onde a saúde e educação eram gratuitas, a moradia era barata, existia pleno emprego etc, e se o resto da Europa não fornecesse uma boa qualidade de vida, poderia ter revoltas.

Os Comunistas são a Esquerda Radical, que diz que o Capitalismo não tem salvação, e que a Social Democracia pode ser boa, mas costuma degenerar para uma forma de Capitalismo mais selvagem, tal como temos visto pelo mundo e mencionado acima. Os Comunistas e Socialistas defendem uma grande mudança na sociedade, com uma reorganização política e econômica na qual não existam Burgueses, gente absurdamente rica e influente na política, tal como tem no Capitalismo.

Uma diferença entre Comunistas e Socialistas é a versão final da sociedade. Os Comunistas veem o Socialismo como um estágio intermediário, e almejam uma sociedade sem estado, no qual o estado não seja mais necessário, mas possivelmente isso nunca será possível, e ficaríamos no Socialismo. Aqui já tem uma dica. Não existiu nenhum país Comunista no mundo, pois nenhum chegou ao estágio no qual o estado não era mais necessário. Os Socialistas, creio eu, acham que o estado sempre será necessário.

O Comunismo é visto mais como um alvo para ser alcançado, mas os Comunistas sabem que isso seria difícil e demoraria muito.

E a China? A China é Socialista, mesmo tendo Burguesia. A forma que a sociedade e a política são organizadas é Socialista. Os Burgueses de lá, os ricos, não tem poder político. Não tem eleições com campanhas financiadas. Não tem praticamente nenhum político profissional. A população tem comitês para discutir assuntos, e escolher representantes que vão para comitês maiores, que escolhem para comitês maiores etc. É como se as associações de bairro escolhessem os vereadores, que escolhem os deputados estaduais entre eles, que escolhem os deputados federais que escolhem o primeiro ministro. E estes representantes tem salários? NÃO. Eles continuam nos seus trabalhos, nas fábricas, nos escritórios, nas escolas etc. Eles não perdem contato direto com as suas bases, os seus iguais. E a maior parte destes representantes não são filiados a nenhum partido, mesmo tendo diversos partidos na China.

Faltou falar dos Fascistas e dos Cristofascistas.

Fascismo é uma ideologia política baseada em poder, em ódio, em preconceito, em anti-intelectualismo, arrogância (Se acham donos da verdade sem ter nada que suporte isso além da própria arrogância e crenças.) etc. Um exemplo do anti-intelectualismo do Fascismo foi a queima de livros que os Nazistas fizeram em 1933. Existem vários tipos de Fascismo, como o de Mussolini, o Nazismo, o Salazarismo em Portugal, Franquismo na Espanha etc. Todas são formas de extrema direita.

Existe um texto muito bom sobre Fascismo do Umberto Eco que sempre recomendo ler. O nome é "O Fascismo Eterno". Nele são indicadas diversas características do Fascismo.

Mas o fascismo tem mais algumas características interessantes. Eu considero que existem 3 níveis de Fascistas. Os líderes que são os Fascistas mais ególatras, mais barulhentos que se colocam em posição de líder. Muitos deles acabam nomeando a sua própria linha de Fascismo, como Salazarismo, Franquismo, Bolsonarismo etc. Sim, Bolsonaro é Fascista. Bolsonarismo é uma forma de Fascismo.

Existem os Fascistas seguidores. Tem alguns famosos. Eu convivi um tempo com um Fascista seguidor. Ele segue os líderes Fascistas, fazem campanha por ele, defendem eles etc. Eles tem uma mentalidade Fascista. Estes são ensinados por sistemas de propaganda, como nos grupos de WhatsApp atualmente.

E o terceiro tipo são os enganados pelo Fascismo. É a maior parte das pessoas que apoiam os fascistas são assim. São pessoas enganadas pelos Fascistas, pela propaganda fascista. Muitos dos presos em 8/1/2023 estão neste grupo. São usados por líderes fascistas como bucha de canhão, e depois descartados.

Uma característica comum no Fascismo é a crença num passado grandioso e querem o retorno dele, mas normalmente este passado é mítico, nunca existiu ou nunca foi como eles acreditam. Os exemplos podem ser os Nazistas, com a crença de um passado ariano que nunca existiu, no Fascistas Italianos lembrando o Império Romano, no Bolsonarismo acreditando que a Ditadura Militar foi maravilhosa, o "Make America Great Again" do Trump (Sim, ele tem muitas características fascistas.).

Aliás, todos que querem esta volta ao passado (que na realidade nunca existiu como eles acreditam) não são conservadores, e sim, reacionários, pois estão reagindo às mudanças que aconteceram na sociedade, e que estão acontecendo.

Agora o Cristofascismo. Ele tem as características do Fascismo, mas é em nome de Jesus Cristo, que certamente não aprovaria isso. Eles acreditam que são donos da verdade, que tem que impor elas a todos, tem o passado relatado na bíblia como passado grandioso a ser restaurado etc. Neste caso os fiéis desavisados, enganados, são o terceiro grupo de fascistas que mencionei acima.

No Brasil tem mais um grupo de extrema direita importante, os militares. Eles estão ainda presos nas mentiras da Guerra Fria, e pode-se dizer que tem mentalidade Fascista.

Outro sinal importante do Fascismo, que não mencionei antes, é o ódio às esquerda, especialmente aos Comunistas e Socialistas. Isso acontecer no Fascismo de Mussolini, no Nazismo, acontece no Bolsonarismo e no Cristofascismo.

Pode-se dizer que o governo Bolsonaro foi a união de diversas formas de extrema direita, como o Fascismo, o Cristofascismo, o Neoliberalismo (com Paulo Guedes etc) e os militares. Aliás, acho que o Olavismo também é uma forma de extrema direita, e estava presente no governo Bolsonaro.

Sobre mim: Sou TEA, TDAH e QI alto (Com laudo.), e quase certamente AH/SD (popularmente conhecido como superdotado). Tenho grande capacidade de aprender e de entender sistemas complexos, sejam eles eletrônicos, econômicos, computacionais, ecossistemas etc, e entender os sistemas de realimentação, como eles afetam o sistema como um todo.

Sou Comunista, e sei um bocado sobre outras formas políticas.

Gosto de aprender sobre tudo (Eletrônica, fotografia, ciências, política, economia etc), mesmo tendo alguns Hiperfocos.

Sou ateu, e gosto de aprender sobre religiões em geral.

Se tiver perguntas legítimas, faça-as que se eu puder respondo.

E como deve ter notado na minha resposta, sou completamente diferente do que você acredita que os esquerdistas são. Isso que você acredita é um preconceito comum na extrema direita, e o uso que fez da palavra "retardado" é crime de capacitismo.

"

Editado em 29/08/2024 04:32:

Acabei de ver este vídeo no TikTok que me lembrou muito este caso. E me fez lembrar também o caso da Projeção Freudiana.