quinta-feira, 25 de junho de 2015

PEC 171 e aquecimento da economia

Estive pensando em algumas das consequências da PEC 171, a que reduz a maioridade penal de de 18 para 16 anos. Acho que ela vai dar um grande aquecimento da economia.

Começa pela construção de mais presídios, que serão necessários para colocar todos estes jovens que passarão a serem presos como gente grande, cumprindo 10 anos de prisão, e quem sabe, mais. Isto aquecerá a construção civil, criando muitos empregos. Criará empregos também para guardas penitenciários.

O estado gastará um bom dinheiro construindo estes presídios, já que são bem mais caros do que escolas.

Devido ao possível aumento de processos contra adultos de 16 anos, também deve dar mais emprego para advogados, juízes, promotores, funcionários de judiciário etc. Também pode ser necessário construir mais fóruns etc.

Ao que tudo indica, eles poderão dirigir, então aquecerá a indústria automobilística, mais IPVA, mais pedágios, mais vendas de combustíveis, acessórios para carro, mais arrecadação com multas etc. Pode ser que a indústria automobilística até lance uma linha Teen dos seus carros para estes novos consumidores. Será que teríamos carros e motos da Barbie e do Batman para estes novos adultos?

Bancos poderiam fazer empréstimos, abrir contas etc, para adultos de 16 anos. Eles poderiam assinar contratos. Então teríamos mais negócios sendo realizados.

Mas isto implicará também em mudanças no ECA (Estatuto da criança e adolescente). Isto então, dependendo das mudanças, poderá aquecer mais ainda a economia. Começando pela venda de bebidas alcoólicas. Aumentará a quantidades de consumidores em potencial. Adultos de 16 anos, 2 anos mais cedo do que antes, poderão comprar bebidas alcoólicas e bebê-las.

A indústria do tabaco vai adorar mais ainda. Poderá vender livremente cigarros para adultos de 16 e 17 anos. Mais consumidores fiéis.

Eu fico pensando se a nossa querida bancada da bala consegue liberar o livre porte de arma para maiores de idade. A quantidade grande de clientes que já teriam com 18 anos, agora mais ainda, com os adultos de 16 anos.

Mas as melhores partes ainda estão por vir.

As boates, casas noturnas etc, poderão deixar adultos de 16 anos em diante frequentar, ou seja mais público, e sem restrição de venda de álcool. Mais boates funcionando, mais empregos etc.

A censura de 18 anos deixaria de existir, sendo a máxima de 16 anos. Mais público para ver alguns tipos de filmes nos cinemas, inclusive filmes pornô.

Vai aquecer também a clientela dos motéis. Adultos(as) de 16 anos, depois da escola (isto se não matarem logo a aula), irão com os namorados(as) (ficantes, amigos(as) etc) aos motéis, aumentando a taxa de ocupação dos quartos nos dias de semana, especialmente durante o dia.

Imagina filmes pornô Teen com Teen de verdade, e não aquelas fakes ou Teen velhas de 18 anos. Poder-se-ia filmar com adultos e adultas de 16 anos. Coisa que em quase nenhuma parte do mundo é permitido (isto se é que é permitido em alguma parte do mundo). Iria aumentar a quantidade de assinantes dos canais de TV pornô que aderissem à moda. Seria um grande aquecimento do mercado do entretenimento adulto, agora com clientela de adultos(as) de 16 anos e produção de material com adultos(as) de 16 anos.

Acho que vai até aquecer a economia na área de TI. Teríamos sites de pornô Teen de verdade, acessados do mundo inteiro, mas como muitos data-centers no exterior se recusariam hospedar este material, por ser ilegal lá, ele teria que ser hospedado aqui mesmo. Teríamos emprego para desenvolvedores web, programadores, suporte, administradores de servidores, gerente de infraestrutura etc, fora a própria ampliação e construção de data-centers. Todo o ciclo de TI do negócio no Brasil mesmo. Imagine quanto dinheiro entraria no Brasil com os pagamentos de propaganda e de acesso a estes sites.

E não acabou. Pode ser que acabe liberando prostituição para adultos e adultas de 16 anos, coisa que é ilegal em quase todos os países do mundo. Imagine a quantidade de turistas que viriam para aqui só por causa disto. Conheceriam as garotas em boate, beberiam com elas, iriam ao motel, e ele ainda a pagaria, isto tudo sem qualquer risco legal, deixando no país uma boa grana.

Escandalizado? Bom. É esta a ideia. Realmente quer abrir esta Caixa de Pandora que é a redução da maioridade penal? E quantos males vão sair com a abertura desta Caixa de Pandora? Chegou a pensar qual é realmente o tamanho desta Caixa de Pandora?

Eu "exagerei", "Não é bem assim."? Sim, exagerei intencionalmente, mas realmente não sei onde termina o quê realmente acontecerá com a redução da maioridade penal, e onde começa o exagero. Não tem como saber.

Se você é um defensor da redução da maioridade penal, pense em todas as consequências. Realmente é algo correto? Como ficam as consequências? Já pensou quantas leis terão que ser revistas, e "consertadas" para se ajustar à nova maioridade penal? Se tem discernimento para cometer um crime, não teria para dirigir, para ver filme pornô, para fazer filme pornô, para ser prostituto(a), para ir a boates e motéis, para decidir se vai à aula ou não etc? Quais serão os limites?

Material para ler:

http://www.istoe.com.br/reportagens/424247_REDUCAO+DA+MAIORIDADE+PENAL+PODE+ABRIR+ESPACO+PARA+JOVEM+BEBER+DIRIGIR+OU+FAZER+FILME+DE+SEXO

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/janiodefreitas/2015/06/1644321-o-projeto-previsto.shtml

Um comentário:

  1. Bem pensado 👍 é que assim a pessoa tem uma ideia e acha legal e pronto .
    👏👏

    ResponderExcluir