quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Uma rápida comparação: PSL x Partido Nazista, Bolsonaro x Hitler, Bolsonaristas x SA (SS, Camisas Negras etc)

Este é um exercício de comparação entre dois momentos na história, entre dois personagens da história, e entre dois partidos, entre o que acontece atualmente no Brasil e o que aconteceu na Alemanha Nazista.

Bolsonaro não é novo na política, tal como Adolf Hitler ao assumir o poder não era. Na realidade o Bolsonaro tem mais tempo de política do que Hitler tinha quando assumiu o poder. Aliás, a carreira do Bolsonaro já é mais longa do que toda a carreira do Hitler na política, desde o começo até a sua morte. Ambos sempre foram "malucos" pregando o ódio, o racismo, os preconceitos etc. Pegue os discursos do Bolsonaro e troque índios, nordestinos etc, por judeus; troque petistas por comunistas e bolcheviques; troque marxismo cultural por bolchevismo cultural etc, e verá que são discursos bem parecidos.

Aliás, os bolsonarismo, tal como o nazismo, ataca as artes e a cultura. Os nazistas tem até a expressão de Arte Degenerada para a arte que eles não aprovavam.

Mas tem diferenças. O Bolsonaro é novo no PSL, mesmo sendo um dos membros mais importantes, senão o mais importante. O Hitler era bem mais antigo no partido, e neste tempo se tornou a principal liderança (no mínimo uma das principais), moldando o partido. O Bolsonaro também moldou o seu partido, o PSL, mas tem pouco tempo de partido.

A milícia de apoio a Hitler, a SA, era uma milícia do partido, e não totalmente controlada por Hitler. Existiam disputas internas dentro do partido. Estas disputas foram "resolvidas" na Noite das Facas Longas, quando, por ordem de Hitler, os líderes da SA, a oposição dentro do partido etc, foram presos e/ou executados. Isto foi o fato de consolidação da SS, que tinha controle de Hitler através de Heinrich Himmler, garantindo assim a centralidade do poder ao Hitler. No processo Hitler também eliminou a oposição de direita, tornando uma direita única.

Aliás, nesta época a esquerda já tinha sido reprimida acusada pelo incêndio no Reichstag (Olhe o link no parágrafo seguinte para uma reviravolta.). E a ocasião foi aproveitada para reprimir mais ainda o que restava da oposição.

Ao que indica Hitler também mandou matar quase todas as testemunhas do incêndio no Reichstag, mas não sei em qual momento foi isto. Não descarto que tenha sido na Noite das Facas Longas.

As milícias de apoio ao Bolsonaro são fragmentadas, seguindo várias lideranças, muitas delas não associadas ao partido PSL ou diretamente ao Bolsonado. Muitos seguem grupos paralelos, youtubers etc, e em vários casos de seguirem mais de um líder ao mesmo tempo. Eles não são militarizados como a SA, muito menos como a SS. Estão geograficamente mais espalhados e com lideranças mais espalhadas, e são organizadas com a ajuda da Internet. Não formam algo tão coeso e ligado ao partido quanto era a SA e assim é mais difícil fazer uma Noite das Facas Longas. Aliás, é difícil montar uma centralidade de poder, o que se mostra atualmente com os rachas que tem tido no PSL e nos líderes do bolsonarismo. Então existe uma tendência ao autodesmantelamento, ao invés da consolidação como foi o caso da SS.

Os assassinatos da Noite das Facas Longas tem um "paralelo" (não muito preciso) que é o assassinato de reputações. É tornar as pessoas páreas, odiadas, para que nada que digam tenha valor. Normalmente com muito uso de fake news, propagandas, mentiras etc (Acho que Hitler também usou isto.).

A oposição dentro do partido está aumentando, e alguns estão abandonando. A corrupção da família Bolsonaro está cada vez mais patente, coisa que não aconteceu com Hitler (creio eu). Ele tem vontade de destruir a oposição, e fala disto o tempo todo, mas não é capaz disto. Com isto alguns dos seus apoiadores e ex-apoiadores cobram esta destruição da oposição.

O Bolsonaro é desarticulado em discursos, ao contrário de Hitler. Ele não aprendeu a discursar bem em toda a sua carreira política, ao contrário de Hitler, que valorizava muito o discurso. Ele parece ter dificuldade de leitura, de ler textos para discursos. Ou será que é intencional? Talvez a desarticulação dele tenha um propósito. Ele pode estar discursando para pessoas desarticuladas intelectualmente, incapazes de acompanhar e entender textos mais complexos, de elaborar e acompanhar pensamentos mais complexos. Talvez sejam as duas coisas. Só discurse para estas pessoas, para seus seguidores, como vimos recentemente na ONU, por ser incapaz de discursar e elaborar linhas de pensamentos mais complexos.

Aliás, um paralelo é a própria existência de milícias bolsonaristas com as milícias dos fascistas. Mesmo sem a organização da SA, ou da SS, ou dos Camisas Negras de Mussolini, estas milícias são forças de perseguição aos opositores nas redes sociais, e por vezes até pessoalmente. Por isto que se fala que o bolsonarismo é uma forma de fascismo.

Posso estar errado, mas achei estas comparações interessantes. Historiadores com grande conhecimento sobre nazismo podem corrigir e completar esta minha análise.

Estudar História ajuda a entender não só o passado, como o presente e o futuro também. Aliás, estudei um pouco mais de história enquanto escrevia este texto, e aprendi algumas coisas que não sabia, como a origem da SS.

Atualização, 06/11/2019:

Vale a pena ver este vídeo do Dead Consense sobre o bolsonarismo. Ele basicamente concorda com o que eu tenho falado sobre o bolsonarismo, mas usando outra fonte de referência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário