segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Decepção com o Cinemark Carioca

Hoje, dia 11/01/2016, segunda-feira, fui ao Cinemark Carioca para assistir  o filme Star Wars, o Despertar da Força (Não vi ainda.), mas só tive aborrecimentos.

Cheguei às 19:50 para assistir a sessão das 20:20, ou seja, cheguei meia hora antes. Pensei que daria tempo para comprar a entrada, ir ao banheiro, descansar um pouco. Estava muito enganado.

As filas estavam grandes, e o atendimento muito lento, muito lento. O tempo foi passando... passando... passando... E como a fila fazia um ziguezague em um espaço compacto, estava quente. O ar condicionado não estava dando conta. Uma loja no caminho para o cinema estava panfletando as pessoas que passavam em frente dela, e várias pessoas estavam usando este panfleto como leque, inclusive eu.

Eu já estava aborrecido, e comentei com o pessoal que estava sofrendo na fila comigo que eu iria para o guichê, mesmo passando a hora do início do filme, para falar que perdi o filme por que o atendimento deles era ruim.

Chegou a minha vez às 20:30, quase 40 minutos de fila, 10 minutos depois de começar a sessão, e eu ainda teria que ir ao banheiro. Falei para a bilheteira que desisti de ver o filme, pois passei 40 minutos na fila, e não ia entrar depois de começado o filme, e fui embora.

Só tinham 2 bilheteiras trabalhando em um conjunto de 8 guichês, eu acho (Não menos que 6 guichês.). Sendo que dois estavam com clara intenção de não serem usados, pois atrás do vidro estava uma parede de baldes de pipoca empilhados. As bilheteiras deviam estar sofrendo com isto também.

Acho um grande desrespeito ao cliente, que perde um tempo grande na fila, sofrendo com o calor, para se divertir, para ter prazer. O cinema deveria ser uma experiência prazerosa, e não com sofrimentos. Como querem vender pipoca se o cliente perde o tempo todo que ele tem na fila para comprar o ingresso? E depois de se aborrecer na fila, alguém vai querer comprar pipoca e dar mais dinheiro ao cinema?

Tinha gente falando que o cinema do Shopping Via Brasil funcionava muito melhor, tem 5 guichês sempre funcionando, a fila andava rápido etc. Eu já penso em tentar ir lá amanhã. Este mesmo cliente disse que não volta mais ao Cinemark Carioca. Ou seja, estão perdendo clientes.

Quantos lugares ficaram vazios no cinema por causa desta inépcia na venda de bilhetes?

Então fui para casa pensando em fazer uma queixa no site do Cinemark. SURPRESA!!!! O Fale Conosco do site deles exige cadastro prévio. Que absurdo. Então resolvi tornar a minha queixa pública, e não privada.

Eu tive muitas boas experiências com este cinema, mas parece que acabaram. Eu me lembro quando eles tinham cartazes com a programação, os horários e os preços na praça de alimentação, com os guichês em uma loja ao lado da praça de alimentação. Eu passava no shopping e olhava o cartaz. Assisti a muito filme por impulso. Via o cartaz, achava que algum filme parecia legal e estava perto da hora dele, ia para o guichê e comprava a entrada e via o filme. Me lembro de decidir ver filmes meia hora antes da sessão, e até menos. Depois mudaram os guichês para o segundo andar, e passei a ver menos filme, e quando tiraram os cartazes com os filmes e seus horários da praça de alimentação parei de ver filme por impulso. Não tinha mais a informação me tentando. Agora, nem no segundo andar se obtém facilmente informações de quais filmes estão passando, em quais horários estão passando, e qual é o preço. Só se acha estas informações facilmente nos guichês, o que acaba com a decisão de ver um filme por impulso.

Já vi queixas de que o cinema está perdendo clientes, mas exemplos como este mostram bem por que estão perdendo clientes. Não sabem vender, não sabem tentar, instigar o cliente a ir ver o filme, mesmo o cliente que está na porta deles. E ainda tratam mal os que foram intencionalmente lá para verem um filme.

Desculpe-me o tom de desabafo. Aliás, é um desabafo.

Atualização:

Fui ao Via Brasil no dia seguinte, dia 12/01/2016, terça-feira. Foi uma experiência totalmente diferente. O Shopping parecia menos lotado que o Carioca Shopping.

A sessão era às 21:00. Olhei a hora quando subia a escada rolante e era 20:29, e de novo às 20:36, quando eu tinha acabado de sair da bilheteria. A fila era pequena e andava rápido. Para não ser perfeito, eles estavam com problema de troco e levaram boa parte das minhas moedas (rs). Se não fosse isto acho que teria sido mais rápido.

Comentei que faltava legenda no sistema deles para dizer qual cor indicava as cadeiras vagas, e uma funcionaria concordou. Ela disse que facilitaria a vida deles. Não precisaria mais falar com os clientes qual cor representava as cadeiras vagas à toda hora.

Foi rápido e tranquilo. Pude ir ao banheiro, comprar o lanche etc. Foi uma experiência tranquila, suave, como deve ser. A entrada foi rápida, pois eles dividiram a fila em várias filas para que vários funcionários conferissem os bilhetes ao mesmo tempo. Em suma, paralelizaram. Foi o que eu acho que deve ser a experiência de ir ao cinema.

Agradeço a quem comentou na fila do Cinemark Carioca sobre cinema do Shopping Via Brasil. Tinha toda razão.

Atualização em 16/05/2019:

Sei que não vão acreditar. Hoje o Cinemark respondeu a minha queixa. Sim, 3 anos, 4 meses e 5 dias depois. Abaixo está a resposta:

"
16/05/19 às 08h00

Olá,


Até então nosso atendimento ao cliente era realizado via site Cinemark mas a partir de agora, o ReclameAQUI também é um de nossos canais oficiais.
"

Uma resposta padrão, mas é uma resposta.

Respondi a eles o seguinte:

"
Incrível, 3 anos, 4 meses e 5 dias para responderem.

Fazem bem também darem atenção aqui, ao ReclameAQUI.

A minha queixa é uma mistura de queixa e desabafo, e não tem bem solução. Passei a ver filmes em outro cinema, e tive experiências muito boas lá (fila para comprar ingresso rápida, sem sofrer de calor na fila, entrada na sala de projeção rápida com paralelização do atendimento da fila etc). Mas, mesmo assim, gostaria de ter algumas respostas.

Contrataram mais pessoas para trabalhar nos guichês? Qual é o tempo médio na fila atualmente? Melhoraram o ar condicionado do espaço das filas? Os guichês que eram usados como vitrine de baldes de pipoca voltaram a funcionar como guichês?

Lembrem-se, se as pessoas ficarem tempo demais na fila elas não compram pipoca. Em parte por revolta, e em parte por falta de tempo.

A ida ao cinema tem que ser uma experiência prazerosa do início ao fim, do momento que chega na entrada do cinema até a saída dele, ou até depois da saída dele.

"

Nenhum comentário:

Postar um comentário