Quem sou eu

Minha foto

Sou viciado em computação, Internet e Fotografia. Morei por quase 6 anos, e ainda frequento, Paraty. Sou usuário de softwares Open Source, tendo dado algumas contribuições em diversas ocasiões.

domingo, 18 de dezembro de 2016

O fim do portal Ceviu

O site Ceviu era uma agência de empregos na Internet a que fui cadastrado por um tempo. Na época eu estava desempregado, sem dinheiro.

Eu tinha uma crítica MUITO séria a eles. Das propostas de emprego que me pareceram interessantes no site deles, eu só consegui ver uma. Todas as outras exigiam que eu pagasse ao Ceviu para poder ver mais detalhes.

A minha crítica era "Como uma pessoa desempregada, ferrada, sem dinheiro, tendo sérias restrições, iria conseguir emprego?". Chega a ser desumano. Isto me incomodou muito.

Para quem quisesse trocar de emprego - já estava empregado e tinha algum dinheiro - faz sentido pagar para trocar de emprego. Mas quem está ferrado iria continuar ferrado. Deu uma impressão que era uma agência de empregos para quem tinha emprego. Estranho, não?

Eu fiz as críticas a eles e pedi para ser descadastrado.

Hoje (18/12/2016), depois de alguns anos, descobri que eles não apagaram por completo o meu cadastro. Eu recebi este e-mail deles:

"
Prezado(a) JOÃO ROCHA BRAGA FILHO,

Lamentamos informar que, por razões econômicas, o Ceviu está encerrando suas atividades no Brasil. Dessa forma, os serviços contratados serão prestados até 31/12/2016 e encerrados após essa data.

Por esse motivo, as cobranças pelos serviços apenas ocorrerão até o dia 31/12/2016. Eventuais parcelas pagas antecipadamente a serviços a serem prestados após a data de encerramento, 31/12/2016, serão devolvidas de forma proporcional ao período do serviço prestado, mediante o estorno do valor no mesmo cartão de crédito usado para pagamento em até 30 dias após a interrupção dos serviços. Caso o cartão de crédito tenha sido cancelado e este tenha sido o método de pagamento, pedimos que informe os novos dados para reembolso até 20/01/2017 em resposta para o e-mail faleconosco@ceviu.com.br.

No caso de dúvidas, o Ceviu se coloca à disposição via e-mail faleconosco@ceviu.com.br, ressaltando que o referido contato estará ativo até 17/03/2017.

Atenciosamente,

CEVIU
"

É um aviso meio em cima da hora. Não sei se os pagantes receberam este aviso com mais antecedência, e eu, como desinscrito recebi depois.

Não sei como andava o negócio deles. Assim não resisti a fazer algumas conjecturas, algumas suposições.

Sei que, com o aumento do desemprego, deveriam aumentar as buscas de vagas no site deles, mas justamente de pessoas que não poderiam pagar, como eu naquela época. Mas este pessoal pode se sentir mais atraído por sites gratuitos.

Com a aumento de buscas por empregos em outros sites, os que ofertam empregos podem ter passado a concentrar suas ofertas nestes outros sites, que davam mais resultados.

Assim, o site do Ceviu tinha uma chance de cair no abandono. Ele pode ter sido vítima do seu próprio modelo de negócio.

Podem ter tido mais fatores, e não sei se a exigência de pagamento para ver quase todas as ofertas ainda era o normal no site. Como falei, são algumas suposições.

Um comentário:

  1. Amigo, eles quebraram porque enganavam as pessoas, fui enganado por eles... bando de sem vergonhas.

    ResponderExcluir