sexta-feira, 24 de março de 2017

Privatização da polícia e seguradoras - sobre um boato

Tem um boato que ouvi que me preocupa muito. Não sei quanto é real, quanto é boato, quanto é mentira etc, mas não deixa de ser preocupante.

Este boato é sobre recuperação de carros roubados. Ele fala que a polícia só, ou principalmente, recupera carros roubados quando ele está no seguro, pois as seguradoras tem um esquema de pagar aos policiais por recuperação de carros. Uma espécie de prêmio. Se não tem este prêmio, a polícia não faz nada quando o seu carro é achado. Aliás, nem procuram o carro.

Isto é preocupante de diversas formas.

Eles nunca deveriam receber nada de terceiros para cumprir o seu papel. Ninguém deve. Isto é uma privatização velada da polícia. Seriam os policiais sendo pagos para atender aos interesses das seguradoras.

E de onde vem o dinheiro para pagar este prêmio? Os policiais declaram no Imposto de Renda? As seguradoras declaram em suas despesas algo tão controverso? Elas declaram este pagamento no Importo de Renda? Sairia de um Caixa 2? Todo pagamento deveria ser declarado, tanto por quem recebeu como por quem pagou. Se não fez isto já tem sonegação fiscal, algo que é típico de Caixa 2.

Isto pode não passar de boato espalhado, inclusive por vendedores de seguro, para incentivar a compra de seguros. Fazer as pessoas pensarem que o seguro tem os contatos para recuperar os carros roubados, e assim fazerem o seguro. Beirando a chantagem.

Como falei, isto está no âmbito de boato. E espero realmente que assim o seja.

A outra coisa absurda sobre este boato, que muito me preocupa, é que vi gente acreditando e defendendo, achando que isto é bom, que é bom as seguradoras pagarem aos policiais por carros recuperados.

Tem mais...

Os defensores desta ideia, além de não ver a privatização velada que isto causa, não veem que isto ainda incentiva muitos policiais a não combater realmente o roubo de carros, não fazer a prevenção. Só fazer a recuperação, pois eles ganham com isto. Pior ainda, podem ter os contatos com quem rouba o carro, saber quem rouba, para fazer a recuperação, e até dividir o que o seguro paga. Assim nunca prendem os ladrões para não matar a galinha dos ovos de ouro.

Mas as seguradoras querem que ocorram roubos de carros, para manter um clima de insegurança e servir de incentivo às pessoas fazerem seguro. Especialmente se tem um boato destes rodando. Só querem que os roubos não aconteçam em escala muito grande, que subam repentinamente, para que não tenham prejuízos.

Então isto forma um ecossistema em equilíbrio, de certa forma doentio, que nunca tende a realmente resolver o problema. Só busca um ponto de equilíbrio.

Aviso de novo. Apesar de ter feito um bando de explicações, e discursado sobre um tema e suas implicações, a grande maioria do que falei se baseia em um boato, que espero que seja realmente só boato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário