terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Paraty e excesso de carros de turistas

Um desabafo e uma proposta.

Paraty fica com um sério problema de espaço para estacionar quando a cidade lota, como agora no carnaval, mas também acontece na FLIP, no Festival da Pinga etc.

Isto se deve a muitos turistas que vem de carro para a cidade, mas não tem a consciência que a cidade é pequena para tantos carros, e que é pequena o suficiente para se fazer os caminhos à pé. Muitos insistem em dirigir até perto dos eventos, e depois não tem lugar para estacionar.

Aliás, muitos possivelmente são viciados em carro, não sabem viver ou se deslocar sem usar o carro.

Ontem de noite vi um congestionamento bem complicado em uma pequena rua periférica.

E ainda vi muitos abusos de estacionamento irregular. Um deles deu partida neste desabafo.


Um carro de São Paulo (Talvez um viciado em carro, como não é raro em SP.) estacionou em cima da calçada, obstruindo-a, e assim eu tive que passar pelo meio da rua. Quando olhei melhor vi que não era simplesmente a calçada, mas sim, ali estava a rampa de cadeirante.

É muito desrespeito. Talvez tenha usado a rampa para subir na calçada.

Quando olhei a outra rua da mesma esquina, tinha outro carro em situação quase igual, desta vez do Rio de Janeiro.



Acho que é MUITA vontade de ir de carro até o mais perto possível do destino, e muita falta de aceitação de ter que andar, para fazer algo assim, para chegar a este ponto de desespero e desrespeito de estacionar assim. Ou talvez muita arrogância achando que pode fazer qualquer coisa, desrespeitar regras civilizatórias etc.

Quando olhei do outro lado da Av. Otávio Gama o que vejo, um carro obstruindo parcialmente a passagem oposta de cadeirante. Aliás, uma fileira de centenas de metros de carros estacionados na pista.



Eram tantos carros estacionados de forma irregular em toda a cidade que acho que faltariam funcionários para multar a todos, e a prefeitura conseguiria uma grande arrecadação em multas se os multasse.

O que a cidade precisa?

Primeiro, desincentivar os turistas a andar de carro. Incentivar eles deixarem seus carros nas pousadas, nas casas etc.

Acho que deveria ser criado um panfleto para ser entregue para todos os carros que não tivessem placa de Paraty, em uma espécie de blitz, na entrada da cidade. A início inclusive os com placa de Paraty.

Neste panfleto deveria ter alguma mensagem do tipo "Leve lembranças de Paraty, e não multas.".

Poderia ter um texto explicativo informando que a cidade é pequena e não comporta muitos carros, portanto não é aconselhável que se ande de carro. Deve-se andar a pé.

Poderia ter um mapa da cidade informando onde tem estacionamentos cadastrados, em quais locais é permitido estacionar.

Também poderia ter as linhas de ônibus e números de telefone dos pontos de táxi (Será que vale uma campanha de descontos nos táxis nestes casos?).

As pousadas poderiam ter cartazes desincentivando o uso de carro, os panfletos acima mencionados, e seus funcionários instruídos a desincentivar o uso do carro pelos hóspedes.

Aliás, o panfleto poderia ainda falar para não ir para cachoeiras ou Trindade de carro. Deve-se usar o transporte público, ou as agências de turismo.

Mas para a coisa pegar, talvez tenha que realmente multar, e colar um adesivo no vidro do carro para que o motorista saiba quando o carro e onde foi multado. Ou um meio termo. Se o carro for encontrado em uma infração de estacionamento irregular, um adesivo de advertência é colado no vidro com o panfleto mencionado acima e a placa é cadastrada. No dia seguinte, se flagrado novamente (verificado no cadastro mencionado acima), aí é multado e também tem um outro adesivo colado.

Já vi várias outras vezes problemas de carros estacionados irregularmente, inclusive obstruindo vias, e uma vez impedindo que o caminhão de bombeiros passasse numa via.

PS: No Festival da Pinga (e talvez também no Carnaval) poderia ter blitz da Lei Seca na cidade, e isto ser amplamente anunciado, para desincentivar o uso de carros por quem bebesse.

PS 2: Estou tentado a dizer as placas destes carros. Eu tenho qualidade de imagem suficiente para ler as placas nas fotos. Aliás. se a prefeitura quiser multá-los, eu tenho dados como local, dia e hora para fornecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário