quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Sobre a sonda que vai estudar o Sol

Vendo este vídeo sobre a sonda que a NASA vai mandar para estudar o Sol me fez me lembrar de algumas coisas.

Tem gente, que considero muito ignorante, que diz que é besteira gastar dinheiro com a exploração espacial com tanta coisa a ser feita aqui na Terra. Eu acho que pensar assim é um grande equívoco.

Estamos em um mundo muito dependente de tecnologia, e de eletricidade. As coisas, ou funcionam diretamente com eletricidade, e/ou tem algum sistema elétrico/eletrônico controlando, monitorando etc, que depende de eletricidade.

E se o sistema elétrico falhar? Se a nossa civilização ficar sem eletricidade? Tivemos algumas amostras disto que duraram horas, e até com milhões de afetados.

E em 2003 teve um nos EUA e Canadá que ficaram batendo cabeça (Está também na lista acima.), e ficaram até o dia seguinte sem luz, e em alguns lugares até bem mais.

Não foi catástrofe humanitária porque estavam no verão. Se estivessem no inverno, dependendo da energia elétrica para aquecer as casas, a situação seria sido muito mais grave. Teriam acontecido muitos casos de hipotermia.

Agora imagine se acontece algo assim que durasse dias. Que não não fosse possível religar o sistema de energia. Que muitos equipamentos elétricos e eletrônicos, inclusive de telecomunicações, queimassem. Não uma simples falta de energia regional, mas um evento em escala planetária.

Isto nos jogaria, pelo menos por um tempo, ao século 19.

- Mas isto nunca vai acontecer? Você está delirando.

Estou? Não estou não. E isto já aconteceu. A sorte é que era no meio do século 19, portanto não fomos lançados para o século 19.

Este fenômeno também é conhecido como "A Tempestade Solar Perfeita". Sim, Solar. Então temos que entender o sol, para entendermos quando pode acontecer novamente algo assim, para podermos prever com a maior antecedência possível um acontecimento destes, prever a intensidade que pode acontecer, e assim sermos capazes de protegermos a nossa civilização tão dependente de eletricidade de um fenômeno destes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário