quarta-feira, 10 de abril de 2019

Compartilhando um desabafo, e "auto-verdade".

Compartilho o desabado dele, pois também é o meu.

Tenho visto a ascensão da estupidez, de gente sem estudo achando que sabe mais do que quem estudou algo por sua vida inteira, de negacionistas etc.

No outro dia, em um grupo de WhatsApp, um veio com uma prova bem idiota de que o nazismo era um movimento de esquerda. Um botão com os símbolos nazistas no qual estava escrita a palavra "socialismo". As palavras "socialismo" e "trabalhadores" estão no nome do partido como propaganda enganosa, e ele, por não estudar, caiu nesta.

A minha resposta foi mandar de volta vários links com material para ver e estudar sobre o assunto. A resposta dele? Nada. Ele não admitiu estar errado, e duvido que tenha estudado. Ele está na "auto-verdade". Acho que ele se calou por muitos motivos, talvez até por vergonha. Poucos meses atrás ele só falava do presidente que ele ajudou a eleger, e antes do candidato. Agora ele está quieto, talvez vergonha, pois o presidente dele só está fazendo merda.

Eu chamo "auto-verdade" quando a pessoa cria uma "verdade" para ela, ou assume alguma, que só é baseada em crenças, em convicções pessoais, e não em estudo, em contraditório, em fatos etc. Estas coisas não importam. Eu vi o documentário dos terraplanistas mencionado neste vídeo. Vale a pena ver e tem no NetFlix.

Agora como se dialoga com pessoas que tem esta "auto-verdade"? Elas não querem, não escutam argumentos, não aceitam opiniões de outros, mesmo que estes sejam os maiores especialistas na área. A "auto-verdade" é absoluta, e tem que ser inabalável. E usam os argumentos mais absurdos, falaciosos etc, para defender e sustentar a sua "auto-verdade", como "Se é do PT é mentira.", mesmo que a coisa não tenha vindo do PT. Outra é "Os cientistas estão mentindo sobre Aquecimento Global.". Elas ainda acusam os que estão querendo dialogar de estarem mentindo, de estarem com "auto-verdade" etc, não importando argumentos, lógica, dados, fatos etc.

Acho que por isto que estas pessoas odeiam tanto cientistas, sociólogos, universidades, estudos, academia, cultura etc, pois coloca em risco a "auto-verdade" deles. Pois só a existência deles já é uma ameaça a sua "auto-verdade", então demonizam, tal como algumas religiões demonizam as religiões dos outros e ateísmo, pois só a existência delas já levanta a questão que a religião dele pode ser falsa.

Aceitar que a verdade absoluta, mesmo existindo, nunca será alcançada, que qualquer um pode estar errado, inclusive a própria pessoa, e não ter vergonha de admitir que errou, são grandes passos para a evolução, para o progresso pessoal. Mas muita gente não vê assim, acha uma vergonha tão grande ter estado errado, que não quer mudar de opinião e sustenta esta "auto-verdade" a todo custo, por mais insustentável que ela seja. É um ego de não ter errado tornando a pessoa mais errada ainda.

Sei que este desabafo pode chegar aos olhos da pessoa que citei, mas dane-se. Estou cansado. Tenho sido bonzinho não jogando as merdas de volta dos tempos que enchiam o meu saco com "Bandido bom é bandido morto.", "Cidadão de bem", com "Lula é ladrão" e quando eu perguntava o que roubou, por que era etc, estas pessoas não sabiam dizer, não viam objetivamente as coisas etc. Eram macacos de imitação, adestrados a odiar a esquerda, então odiavam e nem sabiam o porquê.

Tem vezes que penso em me afastar de tudo, tirar um tempo sabático, para tirar este peso que sinto, afastar-me de algumas coisas e pessoas etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário