quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Preocupação crescente

Escrevi este texto no início de outubro, e é incrível como este texto se desatualizou tão rápido.

Em menos de 2 meses o Bolsonaro tenta uma Noite das Facas Longas no PSL, o que os analistas políticos erraram feio na análise. Estes analistas dizem que foi para obter o controle do fundo partidário do partido, mas é muito mais do que isto. É para ter o controle do partido, e de toda a ideologia dele.

Ao fracassar o Bolsonaro resolve criar um partido com características fascistas, com ele controlando totalmente, de forma autoritária. Acho que era isto que ele queria fazer com o PSL.

Agora o Henry Bugalho fez um vídeo que fala que fazer comparações com Hitler, desde que devidamente contextualizado e não como uma falácia para "vencer" uma discussão, é plenamente válido.

Até um tempo atrás eu fazia comparações da situação do Brasil com o período que precede a Ditadura Militar de 1964, comparando discursos, cenários etc. Agora a coisa ficou mais sinistra. Nos últimos meses tenho visto padrões da Alemanha da década de 1930. E não sou o único, pois cada vez mais pessoas estão vendo estes padrões, como o texto do The Intercept Brasil citado acima, o vídeo do Henry Bugalho, este artigo do El Pais, e este artigo no GGN.

Estou muito preocupado, e vendo muita gente nem percebendo o que acontece no Brasil, e na América do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário