quinta-feira, 4 de junho de 2020

Representatividade, a Nichelle Nichols e a Tenente Uhura

Depois de ver este vídeo sobre representatividade do Henry Bugalho resolvi fazer um comentário sobre representatividade, e justamente de um caso muito emblemático que conheço. Um dos motivos é por que sou um fã de Star Trek, e este é um dos motivos de eu ser fã de Star Trek.

Eu reproduzo o meu comentário abaixo:

Procure as palavras abaixo no youtube.

nichelle nichols martin luther king jr

A atriz Nichelle Nichols quase saiu do papel de Tenente Uhura no seriado Star Trek para voltar a cantar, e chegou a entregar a carta de demissão, mas um fã dela veio falar com ela no final de semana. Ela ficou surpresa quando viu quem era. O fã era o Martin Luther King Jr. Ele a convenceu a não deixar o show e mostrou a importância dela para a comunidade negra dos EUA.

A coisa foi tão perfeita que até parece que o Gene Roddenberry (O criador de Star Trek.) telefonou para o Martin Luther King e pediu que ele conversasse com ela. Mas não temos mais como saber, pois os dois já faleceram. Acho que foi nesta conversa que ela entendeu realmente a importância dela no seriado e na sociedade.

Neste vídeo a Nichelle Nichols conta a história:


E qual foi realmente a importância disto? Isto já pode ser parcialmente respondido pela busca pelas seguintes palavras:

whoopi goldberg uhura

Estes vídeos já ajudam a entender:




Aliás, sem a Tenente Uhura, a personagem da Nichelle Nichols, talvez não tivéssemos a Woopi Goldberg, o Neil deGrasse Tyson, vários grandes atores negros, e talvez nem o Presidente Obama.

Aliás, a Nichelle Nichols também trabalhou no recrutamento de astronautas na NASA, ajudando a diversificar os astronautas, como pode ser visto neste artigo abaixo:


A Wikipedia tem um bom artigo sobre a personagem:


Talvez ela tenha feito o papel mais importante daquele seriado, e nem todos perceberam isto.

Tem um vídeo no qual ela conta como foi a entrevista dela com Gene Roddenberry para o papel dela no seriado, mas não consegui achar. Na época ela lia o livro Uhuru, e que estava com ela na entrevista. E assim foi decidido o nome da personagem dela.

Atualização 15/06/2020:

Acho que vale acrescentar este vídeo do Smithsonian Channel. Ele corrobora o que eu falei acima.

Atualização 16/06/2020:

O YouTube me presenteou com este vídeo que não consegui achar quando eu escrevia o comentário que originou a postagem. Ele fala da entrevista da Nichelle Nichols para trabalhar no seriado Star Trek.

Nenhum comentário:

Postar um comentário