quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Estou aborrecido com a Motorola por poblemas de bateria

Em 09/02/2019 comprei um celular Motorola G6 modelo XT1925-3.

É um celular bom de usar. Tem bastante espaço de armazenamento, e eu ainda coloquei um cartão de 64 GB. Funciona bem. Atende bem às necessidades. Mas tive uma longa lista de problemas.

Com cerca de 9 ou 10 meses de uso a tela apagava com o calor. Como sei? Acontecia em dias quentes. O celular continuava funcionando, mas a tela ficava preta.

Eu tenho um termômetro infravermelho e usei para testar. Notei que quando a tela chegava em cerca de 31 graus ela apagava. Cheguei a colocar na geladeira para baixar bem a temperatura (Até uns 5 graus, segundo o termômetro mencionado acima.), e ele funcionava por mais tempo antes de apagar, apagando a tela quando atingia cerca de 31 graus.

Pouco depois, acho que em dezembro ou início de janeiro, a bateria começou a não atingir 100% de carga. Parava por volta de 90%.

Em 14/01/2020 levei para a assistência técnica, pois ainda estava na garantia.

A bateria e a placa foram trocadas segundo consta na nota de serviço.

A troca da placa me causou um grande inconveniente, pois tive que reinstalar e reconfigurar tudo, inclusive aplicativos que dão trabalho serem liberados para uso. Fora a perda dos recordes de um jogo que eu já tinha feito 1700 etapas.

Ficou funcionando bem, até a virada do ano de 2020 e 2021. Eu notei que a capa dele não estava encaixando. Depois de dias descobri o motivo. O celular estava abrindo.

A bateria inchou a ponto de descolar a tampa traseira, mas a bateria ainda funcionava.

Como estava em uma pandemia, e eu estava trabalhando de casa e em isolamento social, fui mantendo assim.

No dia 8 de Junho de 2021 ele estava assim:



E por incrível que pareça, estava funcionando bem. Mas eu ficava preocupado por ele estar aberto. Então eu colocava dentro de um pacote plástico quando colocava ele na minha pochete.

No dia 21/02/2022 eu voltei para a mesma loja para a troca da bateria, e fui cobrado em 220 Reais.

Mesmo tendo ido na mesma loja, agora ela estava com outro nome na nota.

Antes se chamava de Moto Care, com um código de PII Centro RJ-BR000623, localizada na Rua Santa Luzia, Centro do Rio de Janeiro. A nota do dia 21/02/2022 é diferente, consta outro endereço (Rua Senador Dantas) e nome de empresa, agora PLL Business, mas eu fui na mesma loja, na Rua Santa Luzia. Confirmei vendo o meu trajeto no Google Maps para estes dias.

No dia 06/11/2022, eu notei um descolamento da tampa, o que me incomodou.

Este descolamento cresceu muito mais rapidamente que o anterior.

Eu tinha viagem marcada que não poderia adiar, pois já estava sendo adiada por muito tempo. Já na terça (08/11/2022), durante a viagem, eu tive que manter o celular em um banco de bateria externo para que ele se mantivesse funcionando nas 4 horas de viagem de ônibus.

Na quarta (09/11/2022) tive que carregar o celular por 3 vezes, pois a carga estava caindo muito rapidamente. A coisa foi piorando muito rapidamente, e a tampa foi se abrindo cada vez mais rápido. Chegou ao ponto dele se desligar quando ainda dizia que tinha cerca de 60% ou 55% da carga.

Na madrugada de 12/11/2022, sábado a tampa trincou. Surgiu uma grande trinca em forma de arco que ia da borda até a abertura da câmera. No início da tarde apareceu uma grande coleção de trincas.

Veja abaixo as fotos feitas na madrugada do dia 17/11/2022. A primeira  mostra o descolamento da tampa, e parte das trincas. A segunda é um detalhe do descolamento. A terceira são as trincas na tampa traseira.



Na volta da viagem, na noite de sábado, tive que manter o celular plugado no carregador do ônibus para poder usar ele.

Nunca vi uma bateria deteriorar tão rapidamente.

Eu não sou de deixar a bateria acabar. Eu sempre mantenho o celular no carregador, para poupar bateria, tanto é que o meu tablet (da Motorola) tem perto de 11 anos e a bateria ainda funciona. O meu notebook tem mais de 11 anos, e a bateria ainda funciona, e só recentemente deu sinal de que está falhando.

Aliás, o meu tablet prova que a Motorola já fez  bateria duradoura. O meu primeiro smart phone também foi Motorola, e usei por 4 anos e meio, com a mesma bateria, que só deu um pequeno sinal de deformação ao final desse tempo, continuando a funcionar.

Pretendo levar na assistência técnica, e pedir que troquem a bateria de graça, o que duvido que aceitem. Se não aceitarem eu vou trocar em um camelô mesmo. De que adianta eu pagar mais caro e assim mesmo a bateria não durar nem 9 meses?

Sei que poderia tentar processar, mas talvez eu passasse um tempo sem celular, o que me traria uma série de problemas neste mundo moderno.

Se atualmente recomendo celulares da Motorola? São bons celulares. Bons de usar etc. Mas com estes problemas de bateria não recomendo.

Atualização 17/11/2022 5:55

Fiz uma reclamação no site Reclame Aqui, que pode ser acessada por este link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário