terça-feira, 1 de novembro de 2022

Sobre protestos pós eleições 2022

Estou vendo um padrão.

Fanáticos religiosos orando para um deus, e este deus não responde. Então tentam adivinhar o que este deus quer, e ficam fazendo coisas absurdas imaginando que é desejo deste deus. Até matam e morrem em nome deste deus.

Mas não importa o que façam, este deus não responde.

Este deus não existe, e por isso que não responde. Ou se existe, não se importa com estes fiéis. Ou é um frouxo  que não sabe o que fazer e falar, e não merece ter seguidores.

Estes bloqueios em estradas são quase isso.

Fanáticos que seguem uma coisa que um líder falou, e talvez como bravata, e eles acreditaram. Ele falou para empolgar e enganar estes fanáticos.

Agora este líder perdeu as eleições e não pode fazer nada.

Mas seus fanáticos ainda acreditam nele. Querem que ele cumpra as promessas que fez como bravatas, como engodo no qual eles caíram. E agem tentando adivinhar o que este líder quer.

Mas no fundo nem ele sabe o que quer, nem tem força para cumprir o que prometeu.

E o que este líder faz? O que deveria fazer? Se ele admitir a derrota, e pedir que parem os movimentos dos seus fanáticos, ele os perde. Perde muito deles, pois vai ser visto com frouxo. Pode até passar a ser odiado por eles.

Se ele infla mais os seus fanáticos, até onde ele vai poder bancar esta aposta, este blefe? Sim, blefe, pois não tem como cumprir. E pode ser altamente desastroso para ele e para seus seguidores.

Ele não sabe o que fazer, então não faz nada.

Ele deixa os seus seguidores tentando adivinhar o que ele quer, e no fundo ele não quer nada. Quer ter uma sobrevida dos seus seguidores, não os perdendo rapidamente.

Mas isso não deve ser eterno. Ele irá perdê-los pela impaciência por ordens dele. E cada vez mais podem perceber que ele é um frouxo, um bravateiro.

Neste tempo pode ser até que ele goste da confusão que seus fanáticos estão fazendo, e curta isso, e por não se pronunciar não se compromete. Mas ele se compromete também por deixar acontecer.

Querendo ou não, ele é responsável pelos seguidores que cultivou, e deveria orientá-los.

Mas ele parece ser covarde demais para entender isso, e ainda para fazer qualquer coisa, pois contraria toda a percepção ele mesmo implementou neles.


Nenhum comentário:

Postar um comentário