segunda-feira, 24 de março de 2014

Metrô para a Alvorada e além...

Eu tenho visto a discussão entre a construção de um BRT ou a continuação do Metrô ligando o Terminal Rodoviário da Alvorada e a Estação de Metrô que estão construindo na Barra, a Estação Jardim Oceânico. Mas eu, como gosto de pensar diferente, pergunto: "Por que não os dois?". E ainda pode ser mais barato e eficiente.

Me baseio em vários pontos para fazer esta afirmação:
  • O BRT que liga o Bairro de Santa Cruz até o Terminal da Alvorada, segundo ouço falar, vive superlotado. Ele já estaria no limite de sua capacidade.
  • Acho um absurdo o tempo de uma hora de viagem ente Santa Cruz e o Terminal a Alvorada, sendo que nem anda pela metade da cidade do Rio de Janeiro.
  • Quanto custa por Km uma pista de BRT? Acredito que muito mais barato do que um Km de túnel de Metrô.
  • O BRT entre Santa Cruz e o Terminal da Alvorada já está pronto e em operação a algum tempo.
  • Quanto custa construir uma Estação de Metrô? Acredito que com este custo se pode construir muitas estações de BRT e ainda um trecho de pista.
  • Já tem uma tuneladora indo pra Barra. Então faço uma pergunta fatal: "Por que pará-la no Jardim Oceânico, ou até mesmo na Alvorada?"
Sim, defendo metrô até Santa Cruz, ou até a tuneladora conseguir chegar, ou até além de Santa Cruz. Por que não?

E os custos? Serão muito altos? Eu garanto que não tanto. Se construir com poucas estações, e integradas ao BRT, vai reduzir em muito os custos de construção. Em viagens curtas as pessoas usarão o BRT, em longas as pessoas pegarão o metrô. Em muitos casos as pessoas irão de BRT para uma estação de metrô, depois pegarão o metrô, para trocar pelo BRT de novo para o último trecho.

Acredito que com isto seja possível fazer a viagem de Santa Cruz até a Gávea em cerca de 20 minutos.

Para melhorar, poder-se-ia construir bicicletários e estacionamentos, ou até mesmo edifícios garagem, junto das estações de metrô. Isto poderia ser mais um incentivo ao uso do transporte coletivo. As pessoas se deslocariam com seu meio próprio só até uma estação.

Uma dúvida é se a Linha 1 do Metrô aguentará a quantidade de passageiros que viria da linha da Barra.

Então, se forem seguir o meu plano, já podem construir o BRT ligando a Alvorada ao Metrô. Porém eu vejo um grande problema quanto a isto. Se construírem este BRT vão levar 20 anos para construir o metrô até a Alvorada.

Um comentário:

  1. Enviei uma mensagem pelo Fale Conosco do metrô replicando este texto, e vamos ver a resposta.

    ResponderExcluir