sexta-feira, 21 de novembro de 2014

A Vanguarda de Idiotas

Existe um fenômeno no Facebook, e em redes sociais em geral, que já aconteceu fora delas antes com resultados desastrosos. Estou chamando de "A Vanguarda de Idiotas". Alguém mais já deve ter notado isto, e escrito sobre isto, e até dado um nome melhor, mas não conheço.

Esta "vanguarda" é composta de pessoas com uma opinião política forte, apaixonada, intransigente, e muito pouco baseada em razão, argumentos, estudos, fatos, verificações etc. Elas adotam uma opinião que atende seus preconceitos, seus ódios etc. Elas não questionam nada que atenda o que ela quer, o que quer ver e acreditar, e assim muitas destas pessoas chegam a acreditar e divulgar as coisas mais estapafúrdias, inclusive as mais óbvias mentiras, sem perceberem. Nunca correm atrás de uma história, nunca investigam. Simplesmente acreditam. E na era da Internet é muito fácil e rápido verificar as histórias, mas não fazem isto.

Elas acham que são alguma forma de "vanguarda", de superiores intelectuais, se acham politizados por que falam e repetem alguns chavões, palavras de ordem (inclusive ofensas), por que convocam (ou participam de) manifestações e passeatas etc, mas no fundo, uma boa parte delas só está exteriorizando os seus preconceitos, a sua ganância, a sua vontade de não pagar impostos, seus egos etc. Por isto que estou chamando de "A Vanguarda de Idiotas".

Estas pessoas seguem páginas, grupos etc, completamente preconceituosas, que não informam e sim, desinformam, propagam ódio, preconceito, mentiras, meias verdades, deturpações etc. Elas se acham "vanguarda" por fazerem isto, se acham politicamente informados por fazerem isto, mas na realidade não passam de marionetes, fantoches, massa de manobra, nas mãos de quem faz estas páginas. São peões em um tabuleiro que nem enxergam, estão cegos demais para verem isto.

Quais são os interesses dos que fazem uma página destas? O que eles realmente querem? Alguns podem ser tão loucos, tão odiosos, tão preconceituosos quanto os que leem, sendo mais um desta "vanguarda", mas eu acho que algumas destas páginas são "profissionais" demais. Tem o caso de um que está dando suporte para estas páginas porque está vendendo camisas e adesivos de "Fora Dilma". Sim, ele achou um nicho de mercado, e está ajudando a manter ele aquecido. Mas acho que tem gente grande por trás disto, grandes interesses, interesses tão podres que não podem ser confessados, manifestados publicamente. Mas esta "vanguarda" não questiona isto, pois são idiotas, foram idiotizados.

Se esta "vanguarda" realmente estudasse história entenderia melhor o que está acontecendo. Saberia que estão sendo manipulados por alguém que tem interesses inconfessáveis publicamente, que tem fome de poder etc. Saberia que guerras foram feitas usando "vanguardas" parecidas como soldados, como apoiadores da guerra, como financiadores da guerra. Saberia que ditaduras foram instauradas manipulando gente como eles, inclusive fazendo-as sofrer depois as consequências. O Nazismo usou discursos de ódio bem parecidos, mas contra judeus, colocando os judeus como vilões dos problemas da sociedade alemã (E se estudaram história sabem o que aconteceu.). Na Primeira Guerra Mundial foram usados apelos ao nacionalismo. Guerras religiosas foram feitas inflando uma "vanguarda" de crentes com ódio aos "infiéis". Regimes totalitários religiosos, como o Estado Islâmico, usam isto. Até os EUA usam isto (Guerra Fria, Guerra ao Terror etc).

Parte do mecanismo desta alienação (Sim, esta "vanguarda" não passa de um bando de alienados que chamam os outros de alienados, e até usam ofensas piores, só por que não concordam com eles.) é usar o ego e os preconceitos das pessoas, e inflá-los. Depois deste ponto é mais fácil ainda manipulá-los. As pessoas ficam cegas, param de questionar, e vão acreditando em tudo que lhes é passado que atenda a este ego e preconceitos inflados. O passo seguinte é cultivar o ódio, que cega mais ainda, alimentando-as com material para causar indignação, e após este ponto pode falar abertamente de ódio, mas alguns evitam, deixam nas entrelinhas, deixam que esta "vanguarda" faça isto por conta própria ou usam infiltrados (que no caso de redes sociais podem ser perfis falsos), para não caírem no "crime de ódio". É um processo idiotizante.

O ódio cega, idiotiza as pessoas, e vicia, e tem muita gente viciada nele, que cada vez mais odeia e quer mais odiar. Se quer emoções fortes, pule de paraquedas, faça bungee jump, voe de asa delta, faça rafting, que são mais saudáveis e podem ser mais seguras do que cultivar o ódio em você. Nunca cultive o ódio em você ou em ninguém, pois ele gera vítimas, e uma delas facilmente pode ser você.

Mas você usou ódio e adjetivos aqui no texto, como "A Vanguarda de Idiotas"? Sim, infelizmente usei, o que não impede deste texto ser interessante. Estou cansado e irritado de ver gente assim. Gente que só vê e acredita em coisas que atendam suas crenças, preconceitos, ódios etc, que não questionam etc. Especialmente que não se questionam e são incapazes de perceber incoerências que estão na sua cara. Que são idiotas que se acham superiores.

2 comentários:

  1. http://www.esquerdadiario.com.br/Dilma-e-entreguismo-passou-a-hora-de-tirar-licoes-sobre-a-governabilidade-e-mal-menor

    ResponderExcluir
  2. Pode verificar o projeto de lei em seu conteúdo no site do Senado.

    Verifique os fatos antes de emitir mais opiniões ou vai passar por vanguarda de idiota em favor do PTismo,

    Aproveite e verifique a iniciativa da matéria e verá que foi do poder executivo.

    http://www.esquerdadiario.com.br/Deputados-aprovaram-na-tarde-desta-quarta-feira

    ResponderExcluir