segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Ferramentas

O que é uma ferramenta? Pode-se dizer que é qualquer coisa que torne mais rápido, mais seguro, mais fácil ou até mesmo viável um trabalho.

Em 2009 assisti um improviso causar um acidente. Foi barulhento, causou danos, mas como todos tinham respeitado a regra de ficar a uma distância segura, ninguém saiu ferido. Como verão adiante, tiraram uma lição disto.

Puxando com o caminhão... Subindo... Quase no ponto...

Passou do ponto... Caindo...

Conferindo o estrago.

Estaca de fixação arrancada.

Logo depois um funcionário falava pelo celular com alguém, e eu escuto dizer "Ninguém se machucou não.". Acho que falava com a empresa contando o que houve, e falando dos estragos.

Como pode-se ver nas duas primeiras fotos, especialmente na segunda, quando a peça caía, todos estavam distantes.

Nos anos seguintes eles mudaram os procedimentos de montagem desta tenda.

Usam este Munck para levantar os arcos.

Agora erguem tudo com segurança, precisão e rapidez.

Parece que o aluguel deste Munck, desta ferramenta, devido ele ser especialmente grande, é caro, então eles mudaram o procedimento de montagem para tirar todo o proveito dele no mínimo de tempo possível. Eles montam todos os arcos deitados no chão, já fixados no chão, e deixam tudo preparado. Ele chega e em um dia levantam tudo, armam o esqueleto da tenda, e ele vai embora. Fazem algo parecido no desmonte da tenda. Tiram tudo que precisam tirar. Ele chega, e desce os arcos no chão e vai embora. Mais rápido e seguro.

Sim, este texto parece anúncio, mas eu quis mostrar um caso que testemunhei e fotografei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário