sábado, 17 de janeiro de 2015

Aquecimento global e subida dos oceanos

Ando divagando sobre o aquecimento global e a subida dos mares. Tem gente que fala que, devido ao tamanho dos oceanos, se todo o gelo do planeta derreter, o mar só vai subir alguns centímetros. Eu não fiz esta conta, mas não duvido que esteja certa (Tal como desconfio que esteja errada.). Porém existe outra coisa não mencionada nisto, a dilatação térmica.

Todo corpo que aquece aumenta de volume, tal como todo corpo que esfria diminui de volume. Então, se o mar aquecer, ele expandirá. Então resolvi fazer esta conta.

Com o volume do mar obtido deste site, e a dilatação térmica da água deste site, pude fazer as contas. Se o mar aquecer 2 graus temos um aumento de volume de 1332 milhões de Km3 (quilômetros cúbicos) para 1332.34632 milhões de Km3. Aí você fala: "É só 346 mil Km3. Não é nada diante do todo.". Mas pensando em uma aproximação, assumindo que o mar está totalmente confinado na horizontal, ou seja, só tendo como se expandir para cima (Não é bem verdade, como veremos adiante.), e a superfície é de 361 milhões de Km2, como visto aqui, temos a seguinte conta:

346.000 Km3 / 361.000.000 Km2 = 346.000.000 Km2 / 361.000.000 Km2 = 346/361

Ou seja, quase um metro, 96 cm. Isto avançaria muitos rios a dentro, muitas praias, inundaria o Centro Histórico de Paraty quase permanentemente, e outras partes da cidade inundariam com qualquer maré alta insignificante. As redes de drenagem pluviais, e até de esgoto em caso de lançamento no mar, em cidades litorâneas, teriam problemas. Manguezais ficariam submersos, e outros se formariam. E muitos outros problemas.

E se o mar aquecesse em média 5 graus? Seriam quase dois metros e meio, o que inundaria muitas cidades litorâneas, como Paraty, parte da Zona Sul do Rio de Janeiro, deltas de rios, boa parte da Ilha de Marajó etc. Acho que Nova York, Londres e outros grande centros litorâneos seriam comprometidos. Os portos seriam comprometidos etc. Sistemas de metrô de grandes cidades litorâneas poderiam ser inundados. Acho que tem uma palavra perfeita para isto: "Fudeu".

E se aquecer 10 graus? "Aí fudeu de vez." Vou morar em uma ilha, e sem mudar de casa.

Nota: Isto é uma análise MUITO simplista. Não levei em conta o aquecimento das águas em terra, o derretimento do gelo (Nota: Desconfio que deva existir muito gelo invisível no mundo, escondido em solos de montanhas, permafrost, etc, que não ficam visíveis na superfície.), efeitos climáticos do aquecimento dos mares etc, etc, etc, etc...

2 comentários:

  1. Este artigo tem o vídeo mostrando o que aconteceria se todo o gelo da terra descongelar. Como falei no artigo, eu só levei em conta a expansão térmica da água.

    É pior do que eu imaginava. O mar subiria 65 metros, o que faria com que muitas cidades deixassem de existir.

    http://www.iflscience.com/environment/what-would-earth-look-if-all-ice-melted

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para completar:

      http://ngm.nationalgeographic.com/2013/09/rising-seas/if-ice-melted-map

      Excluir