quinta-feira, 9 de abril de 2015

Sobre a comunidade Gladiadores do Altar

Recebi uma mensagem sobre uma comunidade no Facebook dos Gladiadores do Altar e fiquei horrorizado. Fui ver mais a comunidade e fiquei mais horrorizado ainda. Acabei capturando as telas (Ver no final do artigo.) com o que estava cerca de 7:00 da manhã do dia 30/03/2015.

O conteúdo é assustador. É um cultivo ao ódio religioso, à violência, à homofobia etc. É difícil de acreditar que alguém chegue a fazer isto, mas o pior é que existe gente que faz. Vejam o Estado Islâmico, Boko Haram etc, que fazem até pior.

Eu pensei em duas hipóteses sobre esta comunidade.

A primeira é que a comunidade é legítima, real, e realmente pertence a eles. Disto deduzi duas variações. A primeira é que a comunidade foi erroneamente deixada aberta para todos, que foi por engano. A segunda é que a comunidade deliberadamente deixada aberta para que todos vejam, para que sirva de propaganda. Em qualquer uma das duas variações desta hipótese é assustadora, pois mostra um grupo muito perigoso.

A segunda hipótese é que a comunidade realmente não pertence aos Gladiadores do Altar. Neste caso também tem duas variações (pelo menos). Em uma ela foi criada como forma de dar apoio, e em outra com a intenção de prejudicá-la, de passar uma imagem de perigosos etc. Também, em qualquer uma das variações desta hipótese, esta comunidade é perigosa, pois faz apologia à violência, e pode servir de incentivo para alguns doidos cometerem atrocidades.

Se é verdadeira ou falsa, se é algum dos casos que citei acima, eu não sei. Até pode ser alguma outra coisa que não pensei. Só sei que isto é perigoso, e o que falava nesta comunidade é o que eu temo que se torne este grupo.

Uma coisa que notei é que todas as postagens foram feitas só por uma pessoa.

Mas agora, enquanto escrevo, o conteúdo está muito diferente. Além de ter tido muito do conteúdo agressivo removido, parece que a comunidade se tornou uma mistura de zoação. E inclusive compartilhando conteúdo de uma página chamada "Jean Wyllys não me representa". Parece que o dono da página recebeu alguma chamada de atenção, ou foi mudado de pessoa. Não foi feita nenhuma modificação depois das modificações feitas no dia 31/03/2015, pelo menos até a data que terminei de escrever este texto.

A comunidade da qual eu falo é esta aqui:

https://www.facebook.com/pages/Gladiadores-do-Altar/413820158787225?fref=ts

Mas ela não é a única com este nome. Achei uma página com o mesmo nome, mas de conteúdo diferente. Acredito que existam outras.

Resolvi verificar algumas coisas. A notícia de que um advogado dos EUA queria tornar legal a morte de homossexuais parece ser real, pois achei a notícia aqui e em sites dos EUA. Basta procurar por Matthew McLaughlin "Sodomite Suppression Act" para confirmar.

A busca por Idoso de 77 anos leva 40 pontos no rosto após espancamento por ser da Ubanda no Google levou justamente para uma das publicações removidas, que eu capturei a tela. Continuando a busca achei esta notícia de 15/07/2013, que fala em 74 anos e não 77, com a mesma foto, e não fala em religião, mesmo assim, pela característica do ataque, parece que foi algo bem pessoal. Não achei a notícia no G1, então parece que a coisa foi "fabricada", mas achei a notícia do idoso espancado com a mesma foto procurando no site do G1 por Idoso de 77 anos leva 40 pontos no rosto após espancamento.

Me pergunto por que alguém fabricaria uma notícia destas? Para dizer que já estão agindo? Para incentivarem a agir? Para assumir coisas, como alguns grupos terroristas que assumem atentados que eles não cometeram para ganhar notoriedade? Para mostrar o que pode acontecer? Mentiras para fazer as pessoas serem contra os Gladiadores do Altar? Eu já sou contra eles, e temo que eles realmente façam isto que aparece nesta notícia, e até muito mais, mas não acho correto atribuir culpa assim a eles, falsificar notícias contra eles, tal como acho ridículo eles assumirem o que não fizeram.

Sobre a notícia sobre o projeto que o Marcelo Crivella apresentará, tentei seguir o link, e obtive a seguinte mensagem "http://goo.gl/oRcZPG ? this goo.gl shortlink has been disabled. It was found to be violating our Terms of Service. Click here and here for more information about our terms and policies respectively.". Não sei exatamente o motivo pelo qual foi tirado do ar. Mais uma notícia falsa?

A busca resultou em algumas coisas curiosas, como esta, com o título Marcelo Crivella quer Lei que considere "Protesto" como "Terrorismo". Não pude verificar a autenticidade disto, mas sei por uma outra busca que isto correu pela Internet. Pode ser notícia falsa se espalhando, como muitos espalham sem verificar, mas me lembro de ter escutado algo assim na época. Leiam com cuidado, mas não considerem por enquanto nem como verdade e nem como mentira, sejam céticos. Se alguém achar algo sólido sobre isto, coloque os detalhes nos comentários, por favor.

Na parte do sexo cristão achei algo curioso. O item 03 contradiz com o 07. O 03 diz para fazer somente uma coisa, além de dar a entender que a camisinha é proibida, e o 07 diz que outra coisa pode ser feita, mas dando uma penitência. Mas tem algo muito engraçado. A fonte tem o mesmo link na notícia mencionada acima sobre o Crivella.

A busca por um trecho destas regras, "não feche os olhos durante a prática sexual.", achei poucas referências. Só foram 3, e todas parecem comentários de outra fonte. Estas regras realmente existem (o que não duvido), ou é mais uma coisa "estranha" desta comunidade?

Eu não sei o real propósito desta comunidade, qual propósito teve no momento de sua criação, mas sei que nunca deveria ter tido o conteúdo que um dia teve.

As imagens abaixo são capturas de tela que editei para retirar informações desnecessárias, mas guardei as capturas originais. Se clicar nelas poderá ver, creio eu, no tamanho original. Por questões de direito autoral etc, se copiarem estas capturas de tela em algum para usar em algum lugar, quero que coloquem o link para este artigo.













2 comentários:

  1. O uso de camisinha e planejamento familiar já foi defendido pelo Macedo nas igrejas deles na África., então parece-me inconsistente ou há divergências entre eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ter divergências. Isto é comum e até de se esperar. Mas acho que esta comunidade deva ser falsa.

      Excluir