quarta-feira, 27 de julho de 2016

Canal do Pirula, lei da escola sem partido, Marx, Mises, ecossistema etc

Vi dois vídeos do Canal do Pirula, um sobre o projeto de lei da escola sem partido que tramita no senado e um como resposta aos comentários.

Achei muito interessante, então coloquei o seguinte comentário no segundo vídeo.

"
Vídeo muito bom, e comentário aos comentários muito bom. Mas acho que posso contribuir um pouco.

A lei é MUITO vaga, e deixa muita margem de interpretação. E acredito que foi intencional. Isto ajuda a uma "ideologia dominante", pois as coisas seriam julgadas segundo um senso comum, uma ideologia comum etc. Assim esta lei seria usada para estagnar a sociedade, e não para evoluí-la. Basta pensar no caso que citou da pessoa que disse que conservadores não tem ideologia. O que esta pessoa julgaria?

Esta lei leva logo a um judiciamento, envolve logo ministério público etc. Coisas que poderiam ser levadas à direção da escola, serem resolvidas na escola, seriam denunciados ao ministério público, já sobrecarregado. Eu já ouvi falar de que alguns estados fascistas tinham esta característica, de judiciamento de tudo. E o ministério público juízes seriam capazes de avaliar o que é normal e o que não é normal para uma sala de aula? Poucos tem experiência de educação.

Ainda surge outro problema. Um aluno contrariado poderia denunciar um professor, inclusive com denúncia falsa, já que é anônimo, por não gostar dele, por ter sido reprovado, por ter sido chamado atenção, por uma nota baixa etc.

O Marx, temido por uns como vou zoar adiante, é muito importante na história por vários motivos. Ele foi um crítico ao capitalismo e à sociedade. Ele deu um ponto de vista interessante para estudar a sociedade, a economia etc. Ele criou um modo diferente de ver a sociedade, tal como Darwin fez no modo de ver as espécies. Então não tem como não falar dele em história.

E muitos países que tentaram fazer um regime marxista fizeram desastres. Erraram feio. A União Soviética cometeu erros graves. Cuba teve erros e acertos. Alguns acertos muito bons, como a grande quantidade de médicos e muita assistência médica básica à população.

A zoação sobre o medo de Marx: Muitos capitalistas conhecem e entendem Marx, mesmo que não admitam ou reconheçam, pois ele criou uma boa teoria para entender o capitalismo e a exploração do trabalho. Assim aprendem a explorar melhor. E temem que as outras pessoas aprendam Marx, colocando "medo de comunismo" nas outras pessoas etc, para que elas não entendam quanto estão sendo exploradas por ele. rs

Sobre Mises. Até pouco tempo atrás não tinha ouvido falar sobre ele. Acho que ouvi falar dele pela primeira vez a menos de 2 anos. Eu já tinha ouvido falar, e aprendido um pouco sobre vários economistas, mas nunca tinha ouvido falar dele antes. Parece que era um ilustre desconhecido. Acho que sei um pouquinho sobre ele atualmente, mas posso estar muito enganado.

Pelo que sei, Mises foi um "ultra-liberal" mais recente, que chamam de neo-liberalismo. A ideia é um estado mínimo, com praticamente nenhuma regulação social, econômica etc. Acreditando no mito que a economia se auto regula. Isto é um mito que facilita a vida de quem tem mais poder. O liberalismo econômico, uma economia sem regulação suficiente, gerou muitas crises (1929 e 2008 como exemplos).

Vamos pensar na natureza, num ecossistema. Predadores caçam para satisfazer a sua fome, e uma vez satisfeitos, só caçam de novo quando voltar a sentir fome. É um sistema que se auto-regula, que, mesmo assim, pode apresentar grandes oscilações populacionais. Parece que os defensores do liberalismo econômico pensam que a economia iria funcionar de forma parecida. Agora introduza um predador estranho que não se limite a caçar quando tiver fome, que cace cada vez mais. O que este predador faria a este ecossistema?

Agora imagine uma economia sem um sistema de controle, com empresários sem escrúpulos que querem ganhar cada vez mais, caçar cada vez mais, muito além do nível de saciedade da fome. O que eles fariam com a economia, com os clientes, com os trabalhadores etc. A estes, e os que sonham se tornarem algum deles, interessa incentivar, difundir, uma teoria econômica que dita o liberalismo, o não controle pelo estado etc.

Alguns empresários destes anunciariam cigarros nos horários de desenho animado para crianças (Eu vi muito anúncio de cigarro quando criança nos intervalos dos desenhos animados.), venderiam alimentos com aflatoxina, leite aguado (Teve um escândalo assim na China que chegou ao ponto de crianças com desnutrição grave.), produtos de baixa qualidade, explorariam trabalhadores sem se preocupar com as horas trabalhadas e equipamentos de segurança etc.

Por isto que um alto nível de liberalismo econômico parece ser tão louvado, e Marx ser tão odiado, por uns.
"

Não sei se ele chegará a ler, ou a comentar se ler, mas tudo bem.

Eu achei que ficou bom, por isto que estou publicando aqui no meu blog também. Mas vejam os vídeos dele também.

Usei o exemplo de ecossistema e comparação com Darwin por um bom motivo. Ele é biólogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário