sábado, 30 de dezembro de 2017

Sobre medos profundos, inclusive um dos meus

As pessoas tem medos tão profundos, tão dentro de si, que não conseguem verbalizar ou compreender direito. Muitos destes medos nem são reconhecidos, inclusive porque, se for reconhecido, pode implicar em ter a assustadora situação de ter que encarar ele.

Eu tenho, você tem, todos tem estes medos.

E pensando sobre este vídeo me ajudou a entender um pouco mais um dos meus maiores medos, e a me tornar capaz de verbalizar ele, pelo menos em parte.

Um dos meus maiores medos é me tornar incapaz de aprender, de criar e testar novas ideias, de fazer novas associações de ideias, de continuar inventivo. Eu, mesmo não sendo capaz de verbalizar isto direito, encaro este medo todos os dias, luto contra ele todos os dias, me desafiando a aprender coisas, a observar o mundo, a coletar informações, a criar e testar novos modelos, novas coisas etc.

Sorte que eu tenho grandes aliados nesta minha luta, a minha grande curiosidade, o prazer que sinto quando aprendo algo, e o meu ateísmo, pois o ateísmo elimina o deus das lacunas, a "explicação" fácil do "foi deus que quis assim".

Mas isto me faz pensar por que algumas pessoas são tão reacionárias, sendo mais do que simplesmente conservadores. Elas devem ter medo de que os modelos que fizeram para o mundo não sejam válidos, ou que, com as mudanças do mundo, os seus modelos de mundo se tornem inválidos. Elas tem medo de mudarem, de se adaptarem, de mudar de opinião, e de que o mundo mude. Mas não reconhecem este medo, pois ele é muito assustador de se encarar.

Não é de se espantar que muitos destes sejam religiosos, pois algumas religiões criam um modelo de como o mundo é, ou deveria ser, de forma muito rígida, dogmática. E algumas pessoas se apegam a isto de forma muito ferrenha, pois dá uma sensação de ordem e de simplicidade, que é falsa. O mundo, o universo, é o caos e a eterna mudança, e está aí para aprendermos com ele.

Talvez isto explique por que algumas pessoas, como eu, adora os seriados Cosmos (tanto o de Carl Sagan, Cosmos, quanto de Neil DeGasse Tyson, Cosmos: A Spacetime Odyssey), e outras tenham medo dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário