domingo, 19 de setembro de 2021

"Estocar vento", ignorância e estupidez

Este é mais um texto baseado numa discussão no Facebook. O Assunto era a famosa expressão "estocar vento" da Dilma. Segue abaixo.

Eu conheci uma pessoa que usava esta expressão, "estocar vento", para falar mal da Dilma. Cada vez que ele falava isto eu pensava "Que imbecil.", especialmente porque tentei explicar para ele que era uma expressão, uma metáfora, que qualquer um que entende um pouco de fontes renováveis de energia entenderia, mas ele fazia questão de não entender, por preconceito contra a minha pessoa, contra a Dilma, contra esquerda etc. Ele fazia questão de ser imbecil.

Uma pessoa pode ser ignorante, que ignora, que desconhece, alguma coisa. Mas ela pode aprender, estudar, e assim evoluir e deixar de ser ignorante naquele assunto. Ou ela pode reconhecer a sua ignorância e deixar o assunto para quem entende. Ela pode confiar em quem entende. E mesmo neste processo de deixar para quem entende, ela ainda pode aprender mais sobre aquele assunto.

Aliás, todos nós somos ignorantes em muitas coisas. Por exemplo, sou ignorante em como muitos remédios funcionam. Tem coisas em que todos os seres humanos são ignorantes, como "Quantos planetas existem na via láctea?", pois ninguém sabe a resposta para isto. A humanidade ainda está procurando exoplanetas, mas podemos nunca ter uma resposta para isto. Aliás, eu mesmo acho que nunca teremos uma resposta para isto.

Mas existem ignorantes que fazem questão de não aprenderem, que acham que sabem muito daquele assunto, quando não sabem nada, ou pior, tem só informações e conhecimentos falsos sobre o assunto. É este ignorante arrogante que eu chamo de imbecil.

Fulano (Aqui eu retirei o nome da pessoa.), se você não entendeu o "estocar vento" que a Dilma falou, se você ignora o significado, tudo bem. Eu posso te explicar. O assunto é até bem fácil de ser entendido. Me avise se quiser uma explicação.

"Estocar vento" é uma metáfora sobre formas de armazenamento de energia produzida em horários de muito vento para ser usada em momentos que a demanda supera a geração eólica.

Existem dezenas de formas de fazer isto. Uma é armazenar ar comprimido, que pode ser inclusive em cavernas subterrâneas. Outra é em baterias (Existem muitos tipos de baterias que podem ser usados nisto.). Outra é bombear água de uma barragem baixa para uma barragem alta, e quando for usar esta barragem alta funcionaria como hidrelétrica. Uma é em rodas de inércia. Outra é aquecendo materiais, e depois recuperar a energia.

Existe também "estocar sol". Algumas usinas solares podem aquecer sais até se tornarem líquidos, e assim guardar uma grande quantidade de energia, e usar para mover geradores a vapor de água por muitas horas depois que o sol se por.

A Dilma falava deste armazenamento de energia quando falou em "estocar vento", e ela falou para quem entendia do assunto, para quem não era ignorante no assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário