quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Os 3 tipos de ditaduras em relação aos EUA

Existe uma relação entre países autoritários e superpotências, em especial os EUA no que tange à América Latina, mas não restrita a ela. Eu divido em basicamente 3 categorias.

1 - Países autoritários suportados, apoiados.

Um exemplo é a Arábia Saudita, que é um país autoritário e muito amigo dos EUA, e que apoia fundamentalismo religioso em outros países etc. A principal diferença para o seguinte é que muitos já eram assim, e os EUA se aliaram a eles, mesmo que a longo prazo isto possa criar sérios problemas pros EUA.

2 - Países autoritários implantados pelos EUA

Quem conhece um pouco da história da América Latina, da United Fuit Company, das ditaduras militares etc, sabe como ditaduras e governos favoráveis aos EUA, e contrários aos interesses da própria nação foram implantadas. Assim era Cuba antes da Revolução Cubana, foram os golpes militares no Brasil, no Chile, na Argentina etc.

Nestes 2 tipos acima não se vê frequentemente apoiadores dos EUA falando mal das ditaduras, e se vê até apoiando. E não raramente, e até é comum, serem governos autoritários altamente corruptos.

Muito da corrupção em muitos países se devem ao tipo 2, pois governos corruptos são controláveis. A corrupção é um mecanismo de domínio do estado, tanto feito pelas classes locais abastadas, quanto por países, empresas etc, estrangeiras.

3 - Países atacados pelos EUA

Os EUA aplicam embargos, pressões de diversas formas, sabotagens, propagandas (inclusive, e talvez especialmente, mentirosas e hipócritas), infiltrados, até mesmo ataques militares em alguns casos, e forçam o país a um estado de defesa constante, de modo que muitas coisas acabam se tornando restritas, inclusive algumas liberdades, pois se elas existirem serão exploradas pelos EUA.

Eles sabem disto, e fazem de propósito para conduzir estes países a uma ditadura. Se conseguem derrubar e ganhar o controle, foi vitória, se não, não é uma perda total, pois podem usar para discursos contra qualquer coisa que seja contra seus interesses, contra qualquer país que pense em não se manter alinhado aos EUA.

Estes casos são considerados ditaduras e combatidos pelos EUA e seus apoiadores, os mesmos que ignoram as duas outras formas.

É contra estes países que existem campanhas para "implantar a liberdade e a democracia", mas realmente qual "liberdade" e "democracia"? Por vezes é para implantar o segundo tipo de ditadura, que pode ser escancarada, ou um governo altamente corrupto mascarado de democracia, mas em todos os casos, governos alinhados aos EUA.

Atualização em 28/09/2021:

Este vídeo do canal Meteoro Brasil ilustra perfeitamente o que explico no meu texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário