sábado, 16 de agosto de 2014

Sobre picuinhas, contexto e religiões, em suma, sobre mentes pequenas.

O Universo é algo fantasticamente grande e variado. E se você começa a estudar um pouco de ciências muitas coisas se tornam picuinhas sem sentido, como brigas religiosas, racismo, machismo, religião, riqueza, ganância, vaidade etc. Estas coisas só fazem sentido em contextos pequenos, e principalmente em mentes tão pequenas que só enxergam estes pequenos contextos.

A leitura, o estudo, a livre troca de ideias etc, sem preconceitos e rejeições, ajudam as pessoas a verem mais contextos, a verem contextos maiores, a entenderem em que contexto encaixa cada coisa, e se este contexto faz sentido.

Uma das primeiras coisas que muitas religiões fazem, especialmente as mais fundamentalistas e fanatizantes, é proibir que seus membros vejam outras opiniões, informações, contextos etc. Elas criam mecanismos de rejeição de outras ideias, e o diabo é só um destes mecanismos. Assim elas não entendem que existe muito mais do que a religião dela, e que a religião dela pode estar errada.

Existem algumas pessoas, sendo que várias delas não acreditam no que falam, se tornando líderes religiosos, pois é uma forma de obter poder e controle. Eles usam os mecanismos desta religião, e os reforçam, para que não sejam contestados, para que as pessoas não vejam as coisas de forma mais ampla, o que minaria o poder deles.

Existem outras que tem medo de estarem erradas, de perceberem que estiveram erradas por muito tempo, e até mesmo que foram enganadas, então tem medo de aprender, de ver coisas novas para ela. Este medo também as faz ter mente pequena.

Espero que tenham lido o texto acima de mente aberta, sem preconceitos e rejeições, que este lhe faça pensar e aprender mais.

Um comentário:

  1. Vou concordar discordando.
    você começa a estudar um pouco de ciências muitas coisas se tornam picuinhas sem sentido, como brigas religiosas, racismo, machismo, religião, riqueza, ganância, vaidade etc.
    Estudando Ciências (Políticas) é que entendo melhor isto. Especialmente Economia Política.
    Religião e suas picuinhas fazem parte de um processo maior ideologizante. E visto pelo sentido da dominação pela mentalidade (Ideologia) é que se entende o porquê das religiões. Não falei concordar.

    Religião foi um dos primeiros pilares de formação do Estado.

    Indico o livro abaixo, não exatamente sobre religião, mas vai ajudar.
    Engels. A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado..

    ResponderExcluir