sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Crença acima dos fatos

Em uma discussão, que envolvia religião, eu coloquei uma pesquisa que contradizia diretamente a crença de uma pessoa. A pessoa afirmou que um ateu não tinha conhecimento para discutir religião, então coloquei estes 3 links abaixo:

http://blogs.estadao.com.br/marcos-guterman/ateus-sabem-mais-de-religiao-que-religiosos/

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/09/ateus-e-agnosticos-sao-os-que-mais-sabem-sobre-religiao-nos-eua-estudo.html

E o original:

http://www.pewforum.org/2010/09/28/u-s-religious-knowledge-survey-who-knows-what-about-religion/

Alguém não aceitou bem o fato mostrado na pesquisa, que contraria a crença de muitos, que ateus sabem mais de religião em geral do que religiosos, e apagou o meu post sobre o assunto. Eu recoloquei, e foi apagado de novo, e de novo. Acho que umas 4 vezes. E acabei escrevendo um texto, que achei tão bom, que foi a base para este artigo.

Colocar a crença acima dos fatos que a contradizem não é querer conhecer a verdade, e sim, ser covarde demais para admitir que a sua crença pode estar errada. É comum, para as pessoas que tem este medo, ignorarem os fatos que contrariam as suas crenças, por mais fortes eles que sejam. E ainda existem crenças (inclusive religiões) que tem um conjunto de afirmações colocadas acima de qualquer coisa, inclusive dos fatos que as contradigam.

Percam o medo de descobrirem que estão erradas, de admitirem o erro, pois isto tornará uma pessoa melhor. Sejam capazes de fazer uma mudança radical em suas crenças.

Por que Kepler é considerado um dos maiores cientistas da história? Não foi só pelas suas 3 leis e por defender o Sistema Heliocêntrico, provando que ele estava correto. Kepler tinha uma crença que o Universo (atualmente seria o sistema solar) era regido por sólidos perfeitos, e todas as suas tentativas de provar isto fracassaram. Ele foi corajoso de admitir que estava errado, que aquilo não o levaria a nada. Ele procurou o Tycho Brahe para obter dados, os fatos observados, e depois disto criou todo o seu trabalho realmente produtivo, realmente útil. Ele teve a coragem de admitir que estava errado, e de começar de novo do zero.

Se ele não tivesse tido esta coragem ele não passaria de uma nota eventual e curta em algum livro de história da astronomia como sendo mais um fracassado que tentou provar insistentemente uma teoria completamente errada.

Não sejam covardes fugindo e se escondendo do que lhes contradiz. É contradizendo a crença comum que o mundo evoluiu. Vide Galileu, Copérnico, Kepler, Einstein, Darwin, Faraday, Tesla etc etc etc. Sem eles não existira o mundo moderno. Estamos aqui porque eles encararam as crenças comuns, vigentes em sua época, mostrando que elas estavam erradas, e alguns deles sofreram graves consequências por este ato corajoso, consequências estas vindas dos covardes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário