terça-feira, 30 de outubro de 2018

A liberdade, os lobos e a civilização

Existem pessoas que definem a liberdade de diversas maneiras, e existem diversos tipos de liberdade. Mas toda liberdade deve ter limites, pois pode oprimir e prejudicar outras pessoas. Certas "liberdades" nunca devem existir para que realmente exista liberdade.

Os dois lobos

Existe uma fábula na qual um índio velho e sábio conversa com um índio muito jovem. O velho começa falando:

- Todos nós temos dois lobos internos em constante luta. Um bondoso, cordial, pacífico, altruísta, sábio, cooperativo etc. O outro é malvado, agressivo, rancoroso, ardiloso, cheio de ódio, egoísta, predatório.
- E qual deles ganha? - Pergunta o jovem índio.
- Aquele que você alimentar. - Responde o índio idoso.

Liberdade econômica

Muitas coisas podem ser faladas sobre liberdade econômica, como liberdade de empreender, a liberdade de acesso ao mercado, liberdade para contratar funcionários, liberdade de escolha do que comprar etc.

Mas até onde deve ir a liberdade econômica? Ela deve chegar a ponto de poder fazer dumping para retirar concorrentes do mercado? Ela deve chegar ao ponto de abusar dos seus funcionários, seja com salários aviltantes, locais de trabalho desumanos, excesso de horas de trabalho etc? Liberdade de pagar menos a alguns segundo a cor da pele, o sexo etc? Liberdade para fazer cartel e lesar os consumidores? Liberdade de criar um monopólio?

Liberdade de expressão

O que é liberdade de expressão? É a liberdade de manifestar opiniões e ideias, fazer arte, expressões artísticas, criticar, entre outras coisas.

Mas qual deve ser o limite? Podemos usar a liberdade de expressão para ofender, para pregar o ódio?

Regras Civilizatórias

Não dá para dizer quando elas surgiram. Elas surgiram antes mesmo da humanidade criar as civilizações. Elas devem ter surgido, em sua primeira versão, quando começamos a viver em bandos, a milhões de anos atrás. Todos os seres que vivem em grupo tem um conjunto de regras que seguem.

Elas são ensinadas às crianças desde muito pequenas, como coisas que não podem fazer, coisas que devem fazer, a pedir licença, a agradecer etc. E algumas se tornam leis, para que fique claro a todos o que se pode e o que não se pode fazer, e com punições para quem não as cumprir.

Entre estas regras, sendo uma das mais fundamentais, está a regra de respeitar o próximo, as outras pessoas. Muitas das leis de muitas sociedades tem isto como base de alguma forma.

Estas Regras Civilizatórias são a base de um tecido social, e evoluem conforme a sociedade evolui.

Liberdade Política

Política deveria ser o debate de ideias e de opiniões. Onde ideias pudessem evoluir, desenvolver o entendimento geral, e os interesses e necessidades de todos possam ser escutados e atendidos, dentro de um equilíbrio, não importando se são maioria ou minoria.

Mas muitos confundem debate com ofensas pessoais, com desvalorização das outras pessoas e outras ideias.

E o pior, quando uma sociedade está desequilibrada, alguns podem impor as suas opiniões e interesses de diversas formas. Podem usar o poder econômico para propagandas, para corrupção etc. Também podem financiar campanhas de ódio e difamação. Campanhas de ódio político, social, racial etc.

Voltando aos dois lobos, e pensando em limites para a liberdade

As pessoas tem que estar atentas aos seus lobos, para saber qual está alimentando. Se a pessoa aceitar o ódio alimentará o lobo malvado. Aceitará o alimento que é oferecido ao lobo seu malvado. E ele é ardiloso, traiçoeiro. Ele pode te dominar.

E é para alimentar os lobos malvados internos das pessoas que campanhas de ódio, difamação, de indignação etc, são feitas.

Mas tem pessoas que naturalmente alimentam, e não escondem, seu lobo malvado. Elas dão voz a estes lobos sem o menor pudor, e incentivam as outras pessoas a darem voz aos seus. E pior, darem liberdade aos seus lobos malvados. Eles consideram isto "liberdade".

Estas pessoas deveriam ser controladas, e suas vozes não deveriam ser ouvidas ou propagadas. Algumas dizem que tem direito de falar segundo a liberdade de opinião. Mas ódio e discriminação não deveria ser considerado opinião.

Para a sociedade funcionar os lobos malvados deveriam ser enfraquecidos, e mantidos em coleiras curtas, pois eles são predatórios. Os lobos bondosos deveriam ser incentivados. Isto é praticamente uma das Regras Civilizatórias.

Mas temos assistido muitos casos de lobos malvados à solta, atacando uns aos outros, e atacando especialmente aos lobos bondosos. Eles estão se juntando em matilhas, incentivando uns aos outros, e incentivados por outros lobos malvados.

Uma vez soltos, estes lobos malvados são difíceis de conter, e podem inclusive morder quem incentivou a sua liberação, outros que os alimentaram, mesmo que este também seja um lobo malvado.

Mas como soltaram estes lobos malvados?

Existe um ditado que a diz: "A violência é o argumento dos sem argumentos.".

Na discussão política alguns perdem. Suas opiniões não são aceitas. Isto é normal. Mas o que motiva as opiniões destas pessoas? Elas são altruístas? Elas visam só um interesse egoísta próprio, ou de todos e da comunidade? Em alguns casos pode ser um lobo malvado interno.

Tem propostas que são realmente inaceitáveis, que nunca as pessoas vão aceitar, pois prejudica a comunidade e/ou os indivíduos, e podem atender somente os interesses de alguns. Pode até suprimir algumas das liberdade dos outros.

Digamos que ele queira a "liberdade" de fazer abusos econômicos. Fazer monopólio, dumping, cartel com outros, abusar dos funcionários etc. Isto por si só já pode ser uma manifestação de um lobo malvado. Por exemplo, o dumping pode retirar a liberdade de outra(s) pessoa(s) de empreender e ter o seu negócio. Abusar de funcionários pode tirar a direito deles de terem vida pessoal e em família. Este é um exemplo de "liberdade" que não deve existir, por suprimir a liberdade de outro.

Este que seria beneficiado por uma proposta, ou "liberdade" indevida, assim pode resolver impor na marra. Ele poderá apelar para a violência, tal como o seu lobo malvado interno faria. Ou pode pegar o lado ardiloso do seu lobo malvado, e criar uma campanha difamatória contra quem mais combate isto, com mentiras, meias verdades, com manipulações, e com incentivo ao ódio a esta pessoa e/ou símbolo.

Pode aos poucos ir alimentando, e incentivando as pessoas a alimentar, os seus lobos malvados. Pode achar o que alimenta os lobos malvados das pessoas, e incentivá-los. Os lobos malvados podem ser diferentes em cada pessoa, mas podem ter coisas parecidas, como alimentos preferidos, que podem ser poder, dinheiro, masculinidade, medo, ódio, arma, ganância, a não autoaceitação (como homossexuais em conflito entre seus preconceitos e sua sexualidade) etc. Mas eu acredito que, alguns dos alimentos mais saborosos podem ser as "liberdades" que não deveriam existir, que violam as Regras Civilizatórias, por exemplo: Tem acesso a coisas que outros não tem acesso, ter como privilégio o que deveria ser direito de todos etc.

Alguns incentivaram as pessoas a alimentar seus lobos malvados com a tentação destes alimentos, para obter controle das matilhas, e assim impor o que não seria aceito em situação normal.

E lobos malvados podem facilmente não pensar racionalmente, não pensar logicamente, especialmente quando se juntam em matilhas. Eles podem tomar decisões absurdas, inaceitáveis, para alguém em estado são. Podendo tomar decisões autodestrutivas. E é para isto que estas pessoas sofreram este processo de alimentação e liberação de seus lobos malvados.

Estes lobos malvados podem se tornar insaciáveis, querendo cada vez mais alimento, e podem seguir quem mais os alimenta, e quem o alimentou antes perder a sua matilha. Eu vi isto acontecer.

Um lobo malvado antigo, que não tinha sido reprimido, que não tinha pudor de mostrar o seu lobo malvado, e que já liderava uma matilha, tomou a liderança de uma matilha que foi criada por outros. Pessoas estas, que se não tivessem seus lobos malvados alimentados, nunca escutariam este antigo líder de matilha.

Mas matilhas de lobos agressivos podem não ser cordiais com outras, e nem dentro de suas próprias matilhas. Se algo estiver diante de seu alimento, eles podem atacar, sem qualquer respeito e cordialidade com os outros, mesmo que seja um outro lobo malvado tal como ele. Regras civilizatórias deixam de valer. Liberdade dos outros deixam de valer. E assim a civilização corre risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário