domingo, 21 de outubro de 2018

Críticas a um vídeo apócrifo

Dias atrás recebi por um grupo no WhatsApp um vídeo que parece ser um destes que circulam entre grupos da direita.

Me senti revoltado ao assistir, pois vi além do vídeo, além da mensagem que ele queria passar. Eu vi criticamente a forma e vi criticamente o conteúdo.

Na pesquisa para montar a crítica descobri um programa social que não sabia que existia, o Minha Casa Melhor. Ele permite aos contemplados pelo programa Minha Casa Minha Vida, mobiliar a casa com alguns móveis novos, ou para completar a mobília. Ambos são programas de financiamento com facilidades e juros baixos, justamente para pessoas de baixa renda. Não são doação como o vídeo faz transparecer.

O governo não está dando dinheiro aos pobres. Ele está criando financiamentos, portanto tem que ser pagos. Isto o vídeo não deixa claro, e usa o verbo "ganhar" o tempo todo, que confunde as pessoas que não conhecem estes programas sociais.

E pode-se dizer que o programa Minha Casa Melhor tem múltiplos efeitos secundários. Ele a aquecer a demanda por produtos industrializados, com exigência de produção nacional em alguns itens. Ele também ajuda a diminuir a demanda por energia elétrica incentivando a troca por eletrodomésticos por modelos econômicos (Veja a exigência de eficiência energética).

O contemplado por este programa não recebe o dinheiro. Ele recebe um cartão que permite a compra de alguns produtos de uma lista, com limitação de modelos e de valores.

Um incauto, uma pessoa não crítica, pode cair na mensagem deste vídeo. Uma pessoa que já esteja no processo de manipulação vai cair neste vídeo.

Acredito que este seja um, de muitos, vídeos divulgados no WhatsApp pelo pessoal de direita para aliciar e enganar eleitores, para enganar as pessoas e aumentar o ódio e o preconceito contra pobres e programas sociais etc.

Esta foi a minha primeira edição de vídeo, então resolvi ser simples, e usar somente textos. Os tempos podem estar curtos para ler as críticas, então pode ser necessário dar pausa para ler.

O vídeo pode ser visto aqui. E também abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário