quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Por que houve a abolição da escravatura no Brasil?

Em meados do século 19 existiam muitos movimentos abolicionistas, que foram se intensificando até o final do século. Eles foram conseguindo a extinção da escravatura por etapas (Lei do Ventre Livre, Lei do Sexagenário etc), até a Lei Áurea, que terminou com a escravatura no Brasil. Mas por que surgiu a escravidão no Brasil? E por que ela terminou?

Pode-se assumir que a escravidão surgiu para resolver um problema de mão de obra. Usar índios, os locais, não dava certo, pois eles estariam em seu território, e possivelmente fugiam com muita facilidade. Então resolveram escravizar e trazer pessoas de longe, que ficariam fora de seu ambiente, e assim não fugiriam com tanta facilidade.

E por que libertaram os escravos? Um professor de história falou para a minha turma que eles foram libertados por que eram caros. É mais barato contratar quando precisa do que sustentar um escravo pelo ano todo. Assim, só pagando quando precisa de mão de obra, sai mais barato, especialmente se estiver sobrando mão de obra - e não precisa se preocupar com a subsistência do trabalhador especialmente durante as entressafras, na espera do cultivo crescer etc - tal como tinha que cuidar com escravos. O trabalhador que se vire para sobreviver.

Sei que muitos professores de história falarão que não foi exatamente assim. Eu sei, tem mais detalhes que eu não mencionei, e ainda tem muitos detalhes que desconheço. Isto é só linhas gerais.

A abolição da escravatura acabou com a escravidão? Não acabou não. Acabou com um modelo de escravatura, no qual existia um dono do escravo, mas não acabou com toda ela. Ainda se pegam casos de pessoas sendo forçadas a trabalhar como escravos, e ainda existe a escravidão por dívida. Alguns forçam outros a se endividar, ou aproveitam uma situação de miséria, e assim mantém a pessoa presa para pagar uma dívida impagável. (Aliás, escrevendo isto me fez pensar em uma nova forma sutil de escravidão, que aflige a classe média.)

Por que toquei neste assunto? Por que é importante para entender algumas coisas que irei falar de vez em quando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário